Ensino de programação para alunos do fundamental II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Geórgia Regina Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8966061799453364-
Autor(es): dc.contributorWilson, Rodrigo Erthal-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1118583800146253-
Autor(es): dc.contributorReis, Andrea-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3882884026591004-
Autor(es): dc.creatorRibas, Savio Gurgel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29070-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758344-
Descrição: dc.descriptionA partir dos impactos provocados pela rápida evolução tecnológica, vem se estabelecendo e implantando diversas formas de ensino, apoiadas em um conjunto diversificado de recursos que favorecem a sua utilização. Nesse contexto, a programação vem adquirindo mais importância não só no dia a dia, mas também na escola. Atualmente vive-se na “era tecnológica” e, sendo assim a programação torna-se um membro muito importante no desenvolvimento do raciocínio lógico e inclusão digital de alunos. Este trabalho tem como objetivo apresentar, através do relato de experiência, como a disciplina de programação é relevante no ensino fundamental II de escolas públicas, sendo essa disciplina dotada de importância na aprendizagem do aluno, através de uma estratégia motivadora de transmissão de conceitos de programação. A contribuição que este trabalho apresenta é o seu relato do êxito e modelo para servir como estímulo aos demais alunos do curso de Licenciatura em Computação, demonstrando que o ensino de programação para alunos do ensino fundamental II obteve um bom resultado no desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, despertou o interesse dos alunos pela área de programação.-
Descrição: dc.descriptionFrom the impacts caused by rapid technological change, it has been to establish and implement various forms of education, supported by a diverse set of resources that favor their use. In this context, the program has become more important, not only in everyday life but also in school. Currently, she lives in the "technological age" and therefore the schedule becomes a very important member in the development of logical reasoning and digital inclusion of students. This work aims to present, through the experience report, as the programming discipline is important in basic education in public schools II, and this discipline endowed with importance on student learning through a motivating strategy transmission programming concepts. The contribution that this work shows is your success and model history to serve as a stimulus for other graduate students in computer science, demonstrating that the programming education for elementary school II students achieved a good result in the development of logical thinking and aroused the interest of students by program area.-
Descrição: dc.description44 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Palavras-chave: dc.subjectevolução tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectprogramação-
Palavras-chave: dc.subjectraciocínio lógico-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Palavras-chave: dc.subjectlearning-
Palavras-chave: dc.subjecteducation-
Palavras-chave: dc.subjecttechnological change-
Palavras-chave: dc.subjectprogramming-
Palavras-chave: dc.subjectlogical reasoning-
Título: dc.titleEnsino de programação para alunos do fundamental II-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.