Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Geórgia Regina Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8966061799453364 | - |
Autor(es): dc.contributor | Wilson, Rodrigo Erthal | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1118583800146253 | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Andrea | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6262529739783058 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3882884026591004 | - |
Autor(es): dc.creator | Ribas, Savio Gurgel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29070 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758344 | - |
Descrição: dc.description | A partir dos impactos provocados pela rápida evolução tecnológica, vem se estabelecendo e implantando diversas formas de ensino, apoiadas em um conjunto diversificado de recursos que favorecem a sua utilização. Nesse contexto, a programação vem adquirindo mais importância não só no dia a dia, mas também na escola. Atualmente vive-se na “era tecnológica” e, sendo assim a programação torna-se um membro muito importante no desenvolvimento do raciocínio lógico e inclusão digital de alunos. Este trabalho tem como objetivo apresentar, através do relato de experiência, como a disciplina de programação é relevante no ensino fundamental II de escolas públicas, sendo essa disciplina dotada de importância na aprendizagem do aluno, através de uma estratégia motivadora de transmissão de conceitos de programação. A contribuição que este trabalho apresenta é o seu relato do êxito e modelo para servir como estímulo aos demais alunos do curso de Licenciatura em Computação, demonstrando que o ensino de programação para alunos do ensino fundamental II obteve um bom resultado no desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como, despertou o interesse dos alunos pela área de programação. | - |
Descrição: dc.description | From the impacts caused by rapid technological change, it has been to establish and implement various forms of education, supported by a diverse set of resources that favor their use. In this context, the program has become more important, not only in everyday life but also in school. Currently, she lives in the "technological age" and therefore the schedule becomes a very important member in the development of logical reasoning and digital inclusion of students. This work aims to present, through the experience report, as the programming discipline is important in basic education in public schools II, and this discipline endowed with importance on student learning through a motivating strategy transmission programming concepts. The contribution that this work shows is your success and model history to serve as a stimulus for other graduate students in computer science, demonstrating that the programming education for elementary school II students achieved a good result in the development of logical thinking and aroused the interest of students by program area. | - |
Descrição: dc.description | 44 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | evolução tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | programação | - |
Palavras-chave: dc.subject | raciocínio lógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | education | - |
Palavras-chave: dc.subject | technological change | - |
Palavras-chave: dc.subject | programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | logical reasoning | - |
Título: dc.title | Ensino de programação para alunos do fundamental II | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: