Planejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorMaia, Marta Nidia Varella Gomes-
Autor(es): dc.creatorSilva, Samara Guedes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15939-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758314-
Descrição: dc.descriptionA presente monografia investiga o uso dos registros na educação infantil e suas possíveis relações com o planejamento, tomando como referência a criança, que deve ser o centro do projeto pedagógico. Tais instrumentos fazem parte do cotidiano de muitas escolas de infâncias, mas a dúvida é: estes se relacionam na prática e reconhecem a criança como sujeito dos processos de ensino-aprendizagem? Na tentativa de responder a essa pergunta, o estudo foi realizado na articulação de três procedimentos: 1) levantamento das bases legais que sustentam a educação infantil no Brasil, para reconhecimento das concepções e orientações nelas presentes; 2) discussão dos conceitos de registro e planejamento, por meio de estudo bibliográfico, principalmente de autoras brasileiras; 3) entrevistas com professoras que atuam na educação infantil, sobre a utilização do registro e do planejamento no chão da escola. Notou-se que os registros escritos e fotográficos são os mais utilizados pelas professoras entrevistadas e que sim, tais instrumentos alimentam diretamente o planejamento, organizado principalmente por projetos de trabalho, compreendendo a criança como protagonista-
Descrição: dc.descriptionThis monograph investigates the use of records in early childhood education and its possible relationships with planning, taking as reference the child, which should be the center of the pedagogical project. Such instruments are part of the daily life of many schools of childhoods, but the question is: do they relate in practice and recognize the child as the subject of teaching-learning processes? In an attempt to answer this question, the study was conducted in the articulation of three procedures: 1) survey of the legal bases that support early childhood education in Brazil, in order to recognize the conceptions and orientations present in them; 2) discussion of the concepts of registration and planning, through bibliographic study, mainly of Brazilian authors; 3) interviews with teachers working in early childhood education, about the use of registration and planning on the school floor. It was noticed that the written and photographic records are the most used by the interviewed teachers and that yes, such instruments directly feed the planning, organized mainly by work projects, understanding the child as the protagonist-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectRegistro-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento-
Palavras-chave: dc.subjectCriança protagonista-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectRegister-
Palavras-chave: dc.subjectPlanning-
Palavras-chave: dc.subjectChild protagonist-
Título: dc.titlePlanejamento e registro na educação infantil: itinerários de professoras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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