América em transe: cinema, identidade e revolução na América Latina (1965-1971)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMauad, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorBragança, Mauricio-
Autor(es): dc.contributorLino, Sonia Cristina-
Autor(es): dc.contributorQuadrat, Samantha Viz-
Autor(es): dc.contributorNagib, Lúcia-
Autor(es): dc.creatorChristofoletti, Patrícia Ferreira Moreno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16328-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758309-
Descrição: dc.descriptionNo início dos anos de 1960 verificamos o surgimento de uma forma particular de engajamento político nas produções cinematográficas de alguns países da América Latina. Temas ligados aos problemas comuns dos povos latino-americanos, como a exploração colonial, a descolonização, o neocolonialismo, o subdesenvolvimento e a alienação foram recorrentes nessas produções e orientaram seus realizadores no projeto de se criar uma nova forma de se fazer cinema. Surgia o Nuevo Cine Latino-Americano. As principais preocupações dos cineastas vinculados a este novo cinema estiveram presentes em diversos projetos de libertação, concebidos no decorrer da formação histórica dos povos latino-americanos. Esta pesquisa objetiva analisar como se deu a construção deste engajamento, entendendo-o como fruto da relação de um dado grupo que se fortaleceu por meio da construção de uma rede de sociabilidades. Trata-se de compreender como se deram os debates em torno de questões vistas como fundamentais para a consolidação do chamado Nuevo Cine Latino-Americano.-
Descrição: dc.descriptionIn the early 1960‘s we see the emergence of particular form of political engagement in the movie production of some Latin American countries. Topics related to common problems of Latin American peoples as colonial exploitation, decolonization, neocolonislism underdevelopment and alienation applicants were guided in these productions and their makers in the project to create a new way of making movies. That was the Nuevo Cine Latino-Americano. The main concerns of the filmmakers linked to this new cinema were present in several projects of liberation, conceived during the historical formation of Latino American peoples. This research aims to analyze how was the construction of this engagement, understood as the resukt of the relationship of a given group that was strengthened through the building and a network of sociability. It is about understanding how to have discussions around issues seen as crucial for the consolidation of socalled Nuevo Cine Latin-American.-
Descrição: dc.description186f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNuevo Cine Latino-Americano-
Palavras-chave: dc.subjectRede de sociabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento-
Palavras-chave: dc.subjectNuevo Cine Latino-Americano-
Palavras-chave: dc.subjectRede de sociabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento-
Palavras-chave: dc.subjectCinema latino-americano-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - aspecto político-
Palavras-chave: dc.subjectCinema novo - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectNuevo Cine Latin-American-
Palavras-chave: dc.subjectNetwork of sociability-
Palavras-chave: dc.subjectEngagement-
Título: dc.titleAmérica em transe: cinema, identidade e revolução na América Latina (1965-1971)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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