Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Letícia Maria Ferreira da | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1152 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758297 | - |
Descrição: dc.description | v. 14, p. 363-383, dez. 2014. ISSN 1676-2584. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640566/8125>. Acesso em: 14 dez. 2015. | - |
Descrição: dc.description | Apresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, este colégio adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática a desenvolvida por Georges Papy. Notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy, com resultados positivos por mais de três décadas. A análise dessa experiência é feita sobretudo a partir de um considerável acervo escolar datado da década de 1970. Descrevem-se os conteúdos abordados pelo colégio, bem como a análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades e justificativas apresentadas pelo introdutor de Papy no colégio, Dom Ireneu Penna. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | The present article lays down research results on the first experiences on how the New Math Movement took place in a particular school, Colégio de São Bento, in Rio de Janeiro. For the mathematics curriculum, this particular school adopted, from 1968 on, the methodology proposed and developed by Georges Papy. The school used Papy`s schemes for more than thirty years with positive results. This experience is looked into mostly from an extensive list of copybooks and other school documents from a former student [1970`s]. An overview about the mathematical content covered by the school at that time is followed by an analysis of how the New Math Movement came to be at that school – its implementation, difficulties and justifications pointed out by the promoter of Papy`s method at the school, Dom Ireneu Penna. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | HISTEDBR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Relação: dc.relation | Revista HISTEDBR On-line, v. 14, p. 363-383, dez. 2014. ISSN 1676-2584. | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento da Matemática Moderna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio de São Bento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Georges Papy | - |
Palavras-chave: dc.subject | New Math Movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio de São Bento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Georges Papy | - |
Título: dc.title | As primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro | - |
Título: dc.title | The first experiences with the new math movement at Colégio de São Bento in Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: