Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cortez, Elaine Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Valente, Geilsa Soraia Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | Braga, André Luiz de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, José Roberto Mary | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2909 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758296 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso tem como temática a tríade saúde mental, promoção da saúde e processo ensino-aprendizagem. De forma a contextualizar tais temas, destaca-se que de acordo com a Lei nº 8080, artigo 2º a saúde é um direito fundamental do ser humano. Como discente, percebo o quanto nós alunos somos afetados pelas condições de saúde mental dos docentes, e como os mesmos são igualmente afetados pela a nossa condição, logo, é necessário estudar esse fenômeno com foco em contribuir não só com a melhora dessa relação, mas com a saúde mental dos discentes e docentes do curso de enfermagem. O objetivo geral é analisar a relação entre a saúde mental dos discentes e docentes de enfermagem com o processo ensino-aprendizagem e a promoção da saúde mental. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. O tipo de questionário que foi utilizado é o misto e auto-aplicável. Foi traçado inicialmente o perfil dos sujeitos da pesquisa com finalidade de agrupar os mesmo e entender a população na qual a trabalharíamos. Evidenciamos que a prevalência da idade dos alunos é maior nos 20 anos (23%), seguidos de 22 anos (16%) e com a última posição 34 anos e 35 anos (1%). Em sua maioria são solteiros (95%), sem filhos (97%), moradores de Niterói (32%) e não trabalham concomitantemente aos estudos (88%). Com base nos objetivos quantitativos evidenciamos que os acadêmicos de enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense em sua maioria, assinalam seu próprio grau de satisfação com sua saúde mental como “Boa” (36%), seguida por “Razoável” (31%). Assinalando como ultimas opções as respostas “Excelente” (4%) e “Muito Ruim” (1%). Já os docentes da mesma escola assinalaram sua saúde mental como “Muito Boa” (57%) em seguida de “Boa” (27%) e como última opção “Razoável” (9%) | - |
Descrição: dc.description | This course conclusion essay has a threefold theme: mental health, mental health promotion and teach-learning process. To put these themes into context, it is emphasized that, according to law 8080, article 2nd, health is a basic right to the human being. As a student, I realize how much we are affected by the state of the mental health of the teachers, and how they are equally affected by our condition. It is necessary, therefore, to study this phenomenon focusing in contributing not only with the improvement of this relationship, but also with the mental health of students and teachers of the nursing school. The main goal is to analyze the relationship between the mental health of nursing students and teachers, the teach-learning process and mental health promotion. It is an exploratory and descriptive research with qualitative and quantitative methodological approach. The type of questionnaire used is mixed and self-administered. First it was established the profile of the research subjects aiming at grouping them and understanding public with which we would work. The results were the prevalence of students over 20 years old (23%), followed by the ones over 22 years old (16%) and lastly by the ones with 34 and 35 years old. They are mostly single (95%), without children (97%), residents of Niterói (32%) and not working while studying (88%). Based on the quantitative goals, it was demonstrated that the nursing students at Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa from Universidade Federal Fluminense Key words: Promotion of Mental Health , Learners and Teachers and teaching-learning process mostly find their satisfaction with their own mental health “Good” (36%), followed by “Reasonable” (31%). The least chosen options were “Excellent” (4%) and “Very Bad” (1%). The teachers at the same school, on the other hand, find their own mental health “Very Good” (57%), followed by “Good” (27%) and lastly by “Reasonable” (9%) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discentes e docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docentes de enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promotion of mental health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learners and teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning process | - |
Título: dc.title | Saúde mental dos discentes e docentes da Escola De Enfermagem Aurora de Afonso Costa: relação com o processo ensino-aprendizagem e a promoção da saúde mental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: