Desvendando o universo: uma sequência de ensino investigativa para promover a alfabetização científica nas aulas de astronomia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBalthazar, Wagner Franklin-
Autor(es): dc.contributorSanto, Marco Aurélio do Espírito-
Autor(es): dc.contributorGalindo, Mônica Abrantes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0851463631162046-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4855581834199288-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6791881735774872-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1225696752746491-
Autor(es): dc.creatorSilva, Helder Clementino Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13267-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.08824306888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758277-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo explicitar para professores de ciências e física as características, aplicação e análise de uma sequência de ensino investigativa estruturada de modo a favorecer a aprendizagem de conteúdos de física por meio da astronomia e promover uma reflexão sobre os processos de aquisição de conhecimentos em ciências, seus desdobramentos e utilização tecnológica através do uso de um radiotelescópio didático, espectroscópio e luxímetro. A sequência de ensino investigativa está apoiada nas pesquisas de Carvalho e Sasseron observando quatro principais etapas que a fundamentam: o problema para a construção do conhecimento; a passagem da ação manipulativa para a ação intelectual na resolução do problema; a tomada de consciência e a construção de explicações. Apresentamos os elementos teóricos e práticos que fundamentam esse trabalho: o uso da sequência investigativa no ensino de ciências, indicadores de alfabetização científica e a construção e o uso dos aparatos necessários ao experimento. Em seguida, apresentamos também o contexto de aplicação da SEI, seus resultados e análise. Por fim apresentamos o produto educacional com um conjunto de orientações e roteiro de aplicação para o professor-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to make explicit to science and physics teachers the characteristics, application and analysis of a sequence of investigative teaching (SEI) structured in order to favor the learning of physics contents through astronomy and to promote a reflection on the processes of knowledge acquisition in science and its unfolding and technological use, through the use of a didactic radio telescope, spectroscope and luxmeter. In order to promote learning and the deepening of contents, we used a sequence of investigative teaching supported by the researches of Sasseron and Carvalho, observing four main stages that support it: the problem for the construction of knowledge; the passage from manipulative action to intellectual action in solving the problem; the making of consciousness and the construction of explanations. Thus, we started by presenting the theoretical and practical elements that support the proposal: the use of the investigational sequence in science teaching, scientific literacy indicators and the construction of the apparatus necessary for the experiment. Next, the application context of SEI, its results and analysis, is presented. Finishing up with a set of guidelines and application roadmap for the teacher and attachment-
Descrição: dc.description177 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSequência de ensino investigativa-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectRadiotelescópio didático-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative teaching sequence-
Palavras-chave: dc.subjectRadiotelescope-
Título: dc.titleDesvendando o universo: uma sequência de ensino investigativa para promover a alfabetização científica nas aulas de astronomia-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.