A função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Raquel Guilherme de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Reginaldo Scheuermann-
Autor(es): dc.contributorGuedes, André Dumans-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Camila Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24170-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758276-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresentou o dia a dia vivido por crianças e adolescentes residentes de um abrigo da cidade de Niterói no contexto da pandemia de Covid-19 iniciada em 2020. Além disso, também discutiu diferentes entendimentos a partir das percepções e das interações estabelecidas pelo corpo de educadores, de qual é sua função em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil, chegando às definições de educador-cuidador e educador-educador. Definições que foram articuladas às diferentes abordagens educacionais existentes na instituição. A análise feita demonstra que, independente da visão acerca da educação dos acolhidos, o objetivo é prepará-los da melhor maneira para a vida social, acadêmica e pessoal, se preocupando também com o emocional de cada um. A estrutura do abrigo e o corpo de educadores demandam reparos e formações específicas, respectivamente, com o intuito de melhorar o desenvolvimento das crianças e adolescentes que estão institucionalizadas neste local.-
Descrição: dc.descriptionThis research showed the daily lives of children and adolescents living in a shelter in the city of Niterói in the context of the Covid-19 pandemic that began in 2020. In addition, he also discussed different understandings from the perceptions and interactions established by the body of educators, of what is its function in an institution of childcare, reaching the definitions of educator-caregiver and educator-educator. Definitions that were articulated to the different educational approaches existing in the institution. The analysis shows that, regardless of the view about the education of the welcomed, the goal is to prepare them in the best way for social, academic and personal life, also caring about the emotional of each one. The structure of the shelter and the body of educators require specific repairs and training, respectively, in order to improve the development of children and adolescents who are institutionalized in this place.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducador/educadora social-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectAbrigo infanto-juvenil-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectAbrigo para jovens-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso educativo-
Palavras-chave: dc.subjectSocial educator-
Palavras-chave: dc.subjectEducational processes-
Palavras-chave: dc.subjectChildren´s shelter-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic-
Título: dc.titleA função do educador social e os processos educativos em uma instituição de acolhimento infanto-juvenil durante a pandemia de COVID-19-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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