O novo empresariado rural no Brasil: uma análise das origens, projetos e atuação da Associação Brasileira de Agribusiness (1990-2002)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Sonia Regina de-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Carlos Gabriel-
Autor(es): dc.contributorAlentejano, Paulo Roberto Raposo-
Autor(es): dc.contributorPiñeiro, Théo Lobarinhas-
Autor(es): dc.creatorPinto, Raphaela Giffoni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758272-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa refletir sobre o contexto de surgimento da ABAG em inícios dos anos 90, – associação que agrega setores ligados à produção agropecuária; entidades patronais rurais, cooperativas agrícolas e, sobretudo, grupos empresariais -, a fim de perceber os mecanismos através dos quais se consolidou tanto a hegemonia de um determinado segmento de fração da classe dominante proprietária rural, quanto à construção de uma mega-agremiação, que inaugura um novo patamar de representação política dos grupos ligados aos setores agropecuário, agroindustrial e financeiro do país: a Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG). O trabalho visa também analisar as principais propostas e projetos - voltados tanto à agricultura quanto ao Estado brasileiro -, defendidos por esta nova entidade quando do momento de sua fundação. Outra importante questão abordada é a relação entre a ABAG e o Programa de Estudos e Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA) no início dos anos 90; período de afirmação e consolidação destes aparelhos de hegemonia. A identificação e complementaridade dos projetos de ambos, são analisadas com base na imbricação existente entre eles ao longo do período proposto. Tais iniciativas são analisadas à luz da estratégia de construção do papel dirigente de uma dada fração de classe dominante agrária, ancorada e respaldada pelo campo acadêmico.-
Descrição: dc.description125 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEntidades Patronais Rurais-
Palavras-chave: dc.subjectEstado e Poder-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação política-
Palavras-chave: dc.subjectAssociação Brasileira de Agribusiness-
Palavras-chave: dc.subjectEntidade patronal; aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectAgroindústria-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativa agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação política-
Título: dc.titleO novo empresariado rural no Brasil: uma análise das origens, projetos e atuação da Associação Brasileira de Agribusiness (1990-2002)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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