Ciclos e sucesso escolar: questões teóricas e práticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRangel, Mary Terezinha A. Simen-
Autor(es): dc.contributorCPF:09176772772-
Autor(es): dc.creatorKaneko, Sidineia Muniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-09-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758271-
Descrição: dc.descriptionThis research has had the aims to investigate what is understood as achieving educational success in the vision of teachers, parents and students, and discuss the proposal of evaluation of the cycles in the Municipal School of Niterói, RJ, Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, approaching the reorganization of the time and of the school space, including the Rearrangement of the students, and its condition to contribute, or not, to the educational success of the students. The investigation was held in the cited school, which offers the 1st segment of Fundamental Teaching, therefore, 1st and 2nd cycles. The methodological procedures were oriented by the participant observation of the researcher, favored by her work as Educational Tutor of the school and by the opportunity of analyzing possible interfaces between the organization in cycles and the educational success achieved by the students. The social representations shared by the students, education professionals and parents have subsided the analyses. In the fundamentals, we have included the indexes of evasion and failure in the beginning school years, in Brazil, the role of the public school in face of the paradigm of the school that is a reproduction of the social classes and of the learning cycles. In the results of the analyses, we have observed that the organization of the school in cycles can be translated in educational success for the students. However, the dialogue between the theories and practices and the collective work a necessary at its implementation.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivos investigar o que é entendido como alcançar sucesso escolar na visão de professores, responsáveis e alunos, e discutir a proposta de avaliação dos ciclos na Escola Municipal de Niterói, RJ, Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, abordando a reorganização do tempo e do espaço escolares, incluindo o Reagrupamento dos alunos, e sua condição de contribuir, ou não, para o sucesso escolar dos alunos. A investigação foi realizada na Escola citada, que oferece o 1º segmento do Ensino Fundamental, portanto, 1º e 2º ciclos. Os procedimentos metodológicos foram orientados pela observação participante da pesquisadora, favorecida pelo seu trabalho como Orientadora Educacional da escola e pela oportunidade de analisar possíveis interfaces entre a organização em ciclos e o sucesso escolar alcançado pelos alunos. As representações sociais partilhadas por alunos, profissionais da educação e responsáveis subsidiaram as análises. Na fundamentação, incluem-se os índices de evasão e repetência nos anos escolares iniciais, no Brasil, o papel da escola pública frente ao paradigma da escola reprodutora das classes sociais e os ciclos de aprendizagem. Nos resultados das análises, observou-se que a organização da escola em ciclos pode traduzir-se em sucesso escolar para os alunos. Contudo, o diálogo entre as teorias e as práticas e o trabalho coletivo são necessários à sua implementação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSucesso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectObservação participante-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCycles-
Palavras-chave: dc.subjectEducational success-
Palavras-chave: dc.subjectParticipant observation-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleCiclos e sucesso escolar: questões teóricas e práticas-
Título: dc.titleCycles and educational success: theoretical and practical questions-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.