Patrimônio pulsante: manifestações sociais e a apropriação simbólica do patrimônio cultural na área central carioca

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSampaio, Andréa da Rosa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5784252102078504-
Autor(es): dc.contributorBorde, Andréa de Lacerda Pessôa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3839431041722555-
Autor(es): dc.contributorBessa, Eliane da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1403033849940589-
Autor(es): dc.contributorMesentier, Leonardo Marques de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8213239430578690-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maria Laís Pereira da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4269550076391353-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1059872176291680-
Autor(es): dc.creatorRamos, Diego Marques dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26330-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGAU.2021.d.13037520779-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758269-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta tese é investigar e problematizar a complexa relação entre o patrimônio cultural e as manifestações sociais no processo histórico de conservação do patrimônio cultural da área urbana histórica da cidade do Rio de Janeiro, enquanto centralidade, desde o período de redemocratização política do Brasil até os dias atuais. Pretende-se associar historicamente as apropriações dos bens culturais edificados às manifestações sociais e suas consequentes depredações populares e salvaguardas governamentais. Investigando, através destes vieses, o processo de representatividade social, consolidação simbólica e reafirmação do poder do patrimônio cultural da região. O trabalho tem como objetivo específico identificar o papel desempenhado pelo patrimônio cultural para a conformação do território nas manifestações sociais, enquanto propulsor ou articulador destas. E, dialeticamente, perceber de que modo as depredações ou ações de apropriação evidenciam e/ou legitimam aquele bem enquanto patrimônio a ser preservado e sua representação para aquela sociedade. Distinguir e entender por que determinada edificação ou ambiente urbano tem poder simbólico impregnado capaz de catalisar concentrações sociais. Proteger ou preservar o patrimônio cultural utilizando cercas e grades durante as grandes manifestações é a melhor forma de prevenir depredações? Ou ao distanciar, afastar ou retirar o patrimônio do campo relacional afetivo (físico e visual) dos cidadãos, estaremos também esvaziando-o de significações e, com isto, dificultando o seu entendimento como bem a ser preservado e não depredado? São estas algumas das questões que reforçam a inquietação de investigar os motivos da persistência histórica das manifestações sociais no Rio de Janeiro em pontos específicos da cidade. O objeto empírico da pesquisa, o patrimônio cultural da área central da cidade do Rio de Janeiro, será debatido por meio das apropriações sociais e medidas de prevenção de danos adotadas durante as manifestações, sejam elas: culturais (carnaval, eventos festivos) ou políticas (protestos). Questionando as imposições formais enquanto medidas de salvaguarda em relação ao bem público. Discutindo, assim, seu valor simbólico e seu poder de aglutinação e dispersão. Recorre-se ao conceito de ancoragem e objetivação como estratégia metodológica, entendendo que os acontecimentos históricos, manifestações, apropriações, repressões ou simbolismos são ações espontâneas que colaboram para constituir representações no presente. Evidenciadas por recortes de jornais, fotografias e crônicas, livros, além de pesquisa documental pelo IPHAN, INEPAC e IRPH, serão importantes mecanismos de reflexão sobre os atores, as trocas, formas, processo e o tempo, fundamentais nas discussões da memória urbana. Toma-se como hipótese a seguinte indagação: Será que é preciso que haja depredação para que haja uma salvaguarda? As depredações ou ausência de salvaguardas efetivas podem indicar ainda que aquele bem não representa valor reconhecido que justifique sua permanência para aquela parcela da sociedade e, portanto, “pode” se deteriorar, ou cabendo um debate a respeito de seu realojamento, destruição ou reformulação. Adota-se o sentido de manifestação como ativismo, visando expressar publicamente ideias, considerando a influência do espaço nas transformações impostas à e pela sociedade. E trata-se como máscaras os elementos de ocultação e explicitações de ideais, significações e representações, ou depredativas ou de salvaguardas.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this thesis is to investigate and problematize the complex relationship between cultural heritage and social manifestations in the historical process of conservation of cultural heritage in the historic urban area of the city of Rio de Janeiro, as a centrality, from the period of political redemocratization in Brazil to the present day. It is intended to historically associate the appropriations of built cultural assets with social manifestations and their consequent popular depredations and governmental safeguards. Investigating, through these biases, the process of social representation, symbolic consolidation and reaffirmation of the power of the region's cultural heritage. The work has the specific objective to identify the role played by cultural heritage in shaping the territory in social manifestations, as a driver or articulator of these. And, dialectically, to understand how the depredations or appropriation actions evidence and/or legitimize that property as a heritage to be preserved and its representation for that society. Distinguish and understand why a given building or urban environment has impregnated symbolic power capable of catalyzing social concentrations. Is protecting or preserving cultural heritage using fences during large demonstrations the best way to prevent depredations? Or by distancing or removing the heritage from the affective relational field (physical and visual) of the citizens, are we also emptying it of meanings and, with this, making it difficult for its understanding as a good to be preserved and not depredated? These are some of the questions that reinforce the concern to investigate the reasons for historical persistence of social manifestations in Rio de Janeiro in specific points of the city. The empirical object of the research, the cultural heritage of the central area of the city of Rio de Janeiro, will be debated through social appropriations and damage prevention measures adopted during the demonstrations, whether they are: cultural (carnival, festive events) or political (protests). Questioning formal impositions as safeguard measures in relation to the public good. Thus, discussing its symbolic value and its power of agglutination and dispersion. The concept of anchoring and objectification is used as a methodological strategy, understanding that historical events, manifestations, appropriations, repressions or symbolism are spontaneous actions that collaborate to constitute representations in the present. Evidenced by newspaper clippings, photographs and chronicles, books, in addition to documentary research by IPHAN, INEPAC and IRPH, they will be important mechanisms for reflection on the actors, exchanges, forms, process and time, fundamental in the discussions of urban memory. It is hypothesized that depredation, seen as a mechanism for judging the value of a cultural heritage, is a way of recognizing the heritage significance and its values to be confronted or reinforced. It may also indicate that this good does not represent a recognized value that justifies its permanence for that portion of society and, therefore, "may" deteriorate, or there is a debate about its relocation, destruction or reformulation. The sense of manifestation is adopted as activism, aiming to publicly express ideas, considering the influence of space on the transformations imposed on and by society. And the elements of concealment and explanations of ideals, meanings and representations, either predatory or safeguards, are treated as masks.-
Descrição: dc.description418-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectDepredação patrimonial-
Palavras-chave: dc.subjectMorfologia urbana-
Palavras-chave: dc.subjectManifestações sociais cariocas-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectConservação de patrimônio histórico-
Palavras-chave: dc.subjectAtivismo-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento de protesto-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCultural heritage-
Palavras-chave: dc.subjectDepredation of assets-
Palavras-chave: dc.subjectUrban morphology-
Palavras-chave: dc.subjectRio social manifestations-
Título: dc.titlePatrimônio pulsante: manifestações sociais e a apropriação simbólica do patrimônio cultural na área central carioca-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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