Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Suzete Araújo Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Sodré, Cátia Lacerda | - |
Autor(es): dc.contributor | Lehmann, Lucia de Mello e Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Meirelles, Rosane Moreira Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Aimi Tanikawa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
Autor(es): dc.creator | Bandeira, Paola Martins Bagueira Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30158 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758264 | - |
Descrição: dc.description | O uso da Tecnologia Assistiva na educação de alunos com deficiência tem se mostrado um precioso recurso de apoio e suporte ao processo ensino- aprendizagem em todos os níveis de ensino na Educação Básica, representando uma ferramenta pedagógica indispensável ao percurso acadêmico de alunos com deficiência. A Rede Municipal de Educação do Município de Niterói tem em sua composição 92 escolas, distribuídas em 7 pólos ou regiões. O objetivo do presente estudo foi quantificar e classificar a existência de materiais e recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis para os alunos com deficiência matriculados na Rede Municipal de Educação de Niterói, além de conhecer o perfil dos profissionais responsáveis pela Sala de Recursos. A proposta metodológica foi o da Pesquisa-Ação, e teve no seu aporte teórico Michael Thiollent, que tem por objetivo conhecer uma determinada realidade social, na qual prevê a participação dos interessados em torno de uma questão real e que pretende contribuir para a qualidade da prática pedagógica na educação. Dessa forma, foi realizado um levantamento dos recursos materiais existentes na Oficina de Tecnologia Assistiva/Fundação Municipal de Educação do Município de Niterói, bem como das escolas da Rede Municipal de Educação do Município de Niterói localizadas nos Polos 6 e 7. A escolha de tais Polos deu-se pelo fato da pesquisadora atuar no Polo 6 e pelo fato do Polo 7 estar geograficamente próximo ao Polo 6. A coleta de dados para traçar o perfil do profissional foi feita por meio de questionário e entrevista semiestruturada. O levantamento e a análise dos dados coletados, deu-se por meio do método misto quanti-qualitativo. Os dados colhidos com a aplicação do questionário e as respostas nas entrevistas, foram analisados e tabulados juntamente com as informações obtidas e as respectivas observações feitas pelos professores. Para a produção do catálogo, foram feitos registros fotográficos dos recursos existentes nas salas de recursos investigadas e na Oficina de Tecnologia Assistiva da Fundação Municipal de Educação de Niterói, cujos recursos materiais estão disponibilizados para o trabalho no Atendimento Educacional Especializado junto aos alunos com deficiência, o que possibilitou uma visão concreta do real cenário em que se encontram os alunos e dos meios disponibilizados para o seu desenvolvimento em cada unidade escolar visitada. O catálogo tem como principal objetivo viabilizar o fácil acesso e consulta dos professores, contribuindo para que eles possam aplicar tais recursos no seu dia a dia, nas intervenções junto aos alunos com deficiência. | - |
Descrição: dc.description | The use of Assistive Technology in the Education of Students with Disabilities has proved to be a valuable resource of support to the teaching- learning process at all levels of Basic Education, representing an essential pedagogical tool for the academic learning path of students with disabilities. The Niteroi’s Municipal Education Network has 92 schools on its composition, distributed in 7 zones. The purpose of this study is to quantify and classify the Assistive Technology materials and resources available to students with disabilities enrolled in the Niterói’s Municipal Education Network, also, to delineate the profile of the professionals responsible for the site where the materials are assigned, the Resource Room. The chosen methodological proposal was the Action Research, whose theoretical contribution was based on Michael Thiollent. The Action Research aims to realize a certain social reality, in which the participation of interested parties around a real issue is conceded and which aims to contribute to the quality of the pedagogical practice in education. Therefore, a data collection was made of the existing material resources in the Assistive Technology Workshop / Municipal Education Foundation, as well as in the schools of the Municipal Education Network located in zones 6 and 7. Those zones were selected since the researcher works in the 6th zone and the decision for two different zones, thus covering two different neighborhoods, occurred to demonstrate the specialized educational assistance (AEE) in the Resource Room, and the available resources, hence favoring the data analysis within a diverse context from different realities from the 14 schools assigned for the research field. Data collection to define the professional profile of workers in the Resource Room was carried out through a questionnaire and semi-structured interview. The survey and analysis of the collected data were done using the quantitative and qualitative combined methods. The data collected with the questionnaire completion and the answers during the interviews were analyzed and tabulated together with the information obtained and the respective observations made by the teachers. For the catalog production, photographic records of the existing resources were made in the examined resource rooms and in the Assistive Technology Workshop of the Niterói’s Municipal Education Foundation, whose material resources are available for work on the Specialized Educational Service, with students with disabilities. The study enabled a concrete vision of the real scenario in which the students are and the available sources for their development in each school unit visited. The main objective of the catalog is to facilitate easy access and consult of teachers, helping them to apply these resources in their daily work, in interventions with students with disabilities. | - |
Descrição: dc.description | 128 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Assistiva, Alunos com Deficiência, Recursos Materiais na Rede Municipal de Educação de Niterói | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial, Recurso didático, Pessoa com deficiência, Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive Technology, Students with Disabilities, Materials Resources in the Municipal Niterói Schools System | - |
Título: dc.title | Elaboração de catálogo sobre os recursos materiais de Tecnologia Assistiva e materiais adaptados disponíveis nas Escolas Municipais de Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: