TUPI OR NOT TUPI: transformando memórias e patrimônios em pedrinhas miudinhas na sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Geovana Tabachi-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6748143521713365-
Autor(es): dc.contributorPaiva, A. L. S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Simonne-
Autor(es): dc.contributorOliveira Júnior, Mauro Cordeiro de-
Autor(es): dc.creatorMelo, Julia Diniz de Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27332-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758261-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho busca compreender como alunos de ensino médio enxergam as categorias de patrimônio e memória, e, de que maneira, outras metodologias de ensino de Sociologia contribuem para um melhor aproveitamento do processo de ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo em que colaboram com uma educação engajada que transgrida os muros escolares e seja pautada na alteridade e liberdade. Para isso foi criado o projeto Tupi or not tupi, escopo desta pesquisa e trabalho de conclusão de curso, que une a metodologia lúdico pedagógica do carnaval, a pesquisa-ação e a educação patrimonial, a fim de pensar e discutir os conceitos de memória e patrimônio, através das categorias de desnaturalização e estranhamento, advindas das Ciências Sociais. Desta forma, pretende pensar as pedrinhas miudinhas, as frestas, a síncope e os olhos juvenis brasileiros de contar e encantar as ruas.-
Descrição: dc.descriptionThis paper seeks to understand how high school students see the categories of heritage and memory, and how other sociology teaching methodologies contribute to a better use of the teaching-learning process, while collaborating with an engaged education that transgresses the school walls and is based on otherness and freedom. The Tupi or not Tupi project was created for this purpose, and is the scope of this research and course completion project. It brings together the playful pedagogical methodology of carnival, action research, and heritage education in order to think about and discuss the concepts of memory and heritage through the categories of denaturalization and estrangement, which come from the Social Sciences. In this way, it intends to think about the tiny stones, the gaps, the syncope, and the Brazilian juvenile eyes to tell and enchant the streets.-
Descrição: dc.description93-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMemória. Patrimônio. Educação Patrimonial. Pesquisa-ação. Metodologia Lúdico Pedagógica do Carnaval-
Palavras-chave: dc.subjectMemory. Heritage. Heritage Education. Action Research. Pedagogical Playful Methodology of Carnival-
Título: dc.titleTUPI OR NOT TUPI: transformando memórias e patrimônios em pedrinhas miudinhas na sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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