Gestão da qualidade e o uso da tecnologia da informação nas agências de turismo de Niterói-RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Saulo Barroso-
Autor(es): dc.contributorSousa, Adonai Teles de Siqueira e-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Renato Gonzalez de-
Autor(es): dc.creatorMello, Renata Barboza de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1034-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758242-
Descrição: dc.descriptionAs agências de turismo têm a internet e as tecnologias de informação em geral como aliadas e como uma ameaça às suas atividades. A internet promove fácil acesso e troca de todo o tipo de informação, contato direto com prestadores de serviços turísticos, possibilidade de efetuar compras online, que em alguns casos acaba fazendo clientes dispensarem a intermediação das agências. Diante disso, as agências de turismo se veem numa situação em que têm que utilizar as ferramentas de tecnologia em prol do desenvolvimento de seus processos e para facilitar comunicação com clientes e fornecedores, buscando filtrar informações e transmitir segurança e confiabilidade aos interessados. A utilização do correio eletrônico é muito comum nas agências de turismo, e para analisar o uso desta ferramenta, realizou-se uma pesquisa com 100 agências, englobando os municípios do Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo. Devido ao resultado inesperado, houve interesse em investigar onde residiria a possível falha nesse sistema de atendimento. É o que consiste este estudo, uma pesquisa de campo realizada com uma amostra de agências da cidade de Niterói, participantes da análise inicial do atendimento por email, que obtiveram resultados classificados na pesquisa anteriormente realizada como insatisfatórios. Procurou-se conhecer a utilização do e-mail, supervisão do processo, atualização do web site, entre outros aspectos, visando identificar deficiências que teriam ocasionado um atendimento não satisfatório ou o não retorno por e-mail. Os resultados encontrados foram bem divergentes aos da pesquisa base, e percebeu-se que há falhas no processo de comunicação no serviço prestado por essas agências de viagens-
Descrição: dc.descriptionThe travel agencies deal with the internet like an ally and a threat in your activities. The internet makes easier the access and exchange of information, contact with touristic suppliers, the possibility to buy online packages and so many others functions, which in some cases makes dispensable the job of the travel agencies. Therefore, that’s agencies have to use the internet as an ally to your development and to filter the information available demonstrating security and confidence to customers. The use of e-mail is so much common at travel agencies and to evaluate this practice was made a research with 100 agencies of Rio de Janeiro, Niterói and São Paulo. It had an unexpected and negative result, what brought the desire to understand why it occurred. This is this study about, a research in the travel agencies from Niterói, that obtained unsatisfactory results about attendance by e-mail, questioning how they use this tool, if it has a supervision, the actualization of the web site, and others questions that involves this process, intending to realize where are the problem. The result shows that what they answer do not match the first research and exist a flaw in treatment processes, in other words, there aren’t a preoccupationand investments for a quality management of the services-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAgências de viagens-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectAgência de turismo-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectTravel agency-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectQuality management-
Título: dc.titleGestão da qualidade e o uso da tecnologia da informação nas agências de turismo de Niterói-RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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