Gênero, raça e pós-graduação: um estudo sobre a presença de mulheres negras nos cursos de mestrado da Universidade Federal Fluminense

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Iolanda de-
Autor(es): dc.contributorCPF:00877866622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790146Y5-
Autor(es): dc.contributorGóis, João Bosco Hora-
Autor(es): dc.contributorCPF:42635968522-
Autor(es): dc.contributorEndereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8122304125536893-
Autor(es): dc.contributorSouza, Maria Elena Viana-
Autor(es): dc.contributorCPF:34009080422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3120276225736381-
Autor(es): dc.creatorPinto, Giselle-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17859-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758232-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the racial and gender profiles of the Fluminense Federal University Program of Postgraduate Studies considering the Maters Degree course throughout the period of 2004 2006. Subsequent to the identification of this profile, the presence of black women in the post- graduation of this University is traced. Black women life trajectories are analyzed through specific methodology in order to verify the influence of gender and race in the Masters program. Quantitative and qualitative data were collected: the former was obtained through the University Program of Postgraduate Studies coordination considering the Arts, Humanities, Mathematical Sciences and Technology areas. The qualitative data were collected through interviews with black women of the referred areas. In general terms, the data indicate the existence of inequalities of participation between men and women, whites and blacks, in Maters Degree course of this University. Thus, the conclusion shows that the black women, besides their constant struggle, still benefit little from the advantages conquered by the white women through the feminist movement claims. In addition, the presented trajectories reveal that the black women need to develop a number of strategies to enter the academic space and to obtain social conditions similar to the whites.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo fazer conhecer o perfil racial de gênero dos programas de mestrado da Universidade Federal Fluminense considerando o período de 2004-2006. Partindo da identificação deste perfil, realizou-se um mapeamento da presença de mulheres negras na pós- graduação desta Universidade. Com a finalidade de evidenciar as possíveis influências de fatores relativos ao gênero e ao pertencimento racial no acesso delas ao mestrado na UFF, buscou-se resgatar as histórias de vida destas mulheres através de metodologia específica. Para a realização da pesquisa foram utilizados dados quantitativos e qualitativos, sendo os primeiros coletados junto aos programas de mestrado ligados às áreas de Artes, Humanas/Sociais, Exatas e Tecnológicas. Os dados qualitativos foram coletados através de entrevistas realizadas com mulheres negras das áreas de conhecimento pesquisadas. De modo geral, os dados indicam a existência de desigualdades de participação entre homens e mulheres brancos e negros nos programas de mestrado desta Universidade. Dentre as conclusões da pesquisa observa-se que as mulheres negras, considerando-se as pretas e pardas, ainda desfrutam pouco das vantagens conquistadas pelas mulheres brancas a partir das reivindicações do movimento feminista, apesar da grande presença feminina negra nessas lutas. Além disso, partindo das trajetórias apresentadas, pode-se concluir que as mulheres negras parecem ter que dispor de condições sociais próximas dos brancos e desenvolver algumas estratégias para ingressar no espaço acadê mico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Estudos Pós-graduados em Política Social-
Publicador: dc.publisherServiço Social-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na educação-
Palavras-chave: dc.subjectMulher negra - Condição social-
Palavras-chave: dc.subjectNegro - Educação (Superior)-
Palavras-chave: dc.subjectMestrado-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres negras-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectAscensão social-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Nacional de Pós-Graduação-
Palavras-chave: dc.subjectBlack women-
Palavras-chave: dc.subjectMaters degree course-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity, Social ascension-
Palavras-chave: dc.subjectNational Politics of Postgraduate Studies-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL-
Título: dc.titleGênero, raça e pós-graduação: um estudo sobre a presença de mulheres negras nos cursos de mestrado da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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