Comendador Antônio Martins Lage: entre a Navegação e a Operação Portuária no Século XIX

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHonorato, Cezar Teixeira-
Autor(es): dc.contributorSoares, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Luiz Cláudio Moisés-
Autor(es): dc.contributorTerra, Paulo Cruz-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Thiago Vinícius Mantuano da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13875-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758230-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como principal objetivo aclarar a relação complementar e conflitiva entre navegação e operação portuária ao longo do século XIX. Aqui buscamos estabelecer o nexo causal entre a Revolução dos Vapores na Navegação Marítima e os Melhoramentos Portuários no Atlântico Oitocentista. Balizados na discussão sobre como Imperialismo foi força propulsora e transformadora do capitalismo, procuramos demonstrar sua relação com a expansão da Divisão Internacional do Trabalho comandada a partir do centro capitalista. Entender esse processo nos levou a uma reflexão mais ampla sobre as Formações Econômico-Sociais Pré-Capitalistas e a tensão que as forças capitalistas exercem dentro delas quando dos momentos de transição. Com isso, nos voltamos à História do Brasil a partir da sua inserção subordinadas na Divisão Internacional do Trabalho, tecendo pontes com entre esse processo e a verdadeira Modernização Conservadora intentada na segunda metade do oitocentos brasileiro. Partimos para a reflexão sobre a Navegação e a Operação Portuária em termos nacionais, levando em conta suas transformações e permanências. Com um olhar privilegiado para o Rio de Janeiro, maior porto do Hemisfério Sul, decidimos por fazer um estudo de caso empresarial. Pesquisar e resgatar a história familiar e empresarial do Comendador Antônio Martins Lage foi uma grande ferramenta para uma reflexão específica de um todo complexo. A atuação da Família Lage no Porto do Rio de Janeiro encerra esta dissertação tentando demonstrar como a relação entre Navio e Porto passou de completa compatibilidade no alvorecer do oitocentos à acentuada contradição na segunda metade do século XIX.-
Descrição: dc.description407 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Rio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectNavegação - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectPorto-
Palavras-chave: dc.subjectHistória econômica-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.titleComendador Antônio Martins Lage: entre a Navegação e a Operação Portuária no Século XIX-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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