Educação inclusiva no Brasil: acessibilidade arquitetônica, curricular e pedagógica na Escola Pública de Niterói

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.contributorNajjar, Jorge Nassim Veira-
Autor(es): dc.contributorPintor, Nelma Alves Marques-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5211980526874462-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3766561922402070-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3766561922402070-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9347392496995337-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3929705037181995-
Autor(es): dc.creatorRivera, Ingrid Andrea Buitrago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15715-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758226-
Descrição: dc.descriptionEste texto refere-se ao trabalho da Tese de Mestrado em Educação, desenvolvido no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Neste estudo foi feita uma análise da qualidade da educação pública na cidade de Niterói / RJ, com relação ã uma abordagem inclusiva. O principal objetivo foi caracterizar a acessibilidade: arquitetônica, curricular e pedagógica, incluindo acesso físico (matrícula) no que se trata de educação de estudantes com deficiência física na perspectiva da inclusão, tendo como referência a Escola Municipal Professora Maria Ângela Moreira Pinto. O estudo contou com a participação de 6 profissionais: diretora, pedagoga, secretária, professor de SRMs, professora de SAI e professora de sala de aula regular. Para alcançar o objetivo proposto, foram coletados dados por meio de listas de confirmação, observações, conversas informais, questionários e entrevistas. Os aspectos relativos à inclusão foram problematizados do ponto de vista teórico, com base no trabalho de Theodor Adorno, catedrático da Teoria Crítica da Sociedade, e o trabalho de Tony Booth & Mel Ainscow por meio de seu índice de inclusão, que formou peça-chave na preparação da tabela de orientação de acessibilidade para estudantes com deficiência física projetada neste estudo, que visa posicionar a escola no nível (básico, inicial, avançado ou superior) correspondente à oferta dos 4 aspectos de acessibilidade analisada. Os resultados revelaram que, apesar da presença de inconsistências no sistema educacional e barreiras arquitetônicas contundentes, que tem impacto direto com a matrícula de alunos com deficiência física, a escola Professora Maria Ângela Moreira Pinto tenta compensar esses aspectos oferecendo recursos pedagógicos e flexibilidade curricular como apoio aos alunos, o que a posiciona no nível inicial da escala, com uma oferta de apenas dois dos quatro elementos sobre acessibilidade analisados. Assim, pode-se afirmar que a acessibilidade pensada na inclusão escolar é percebida como um processo que exige ações dinâmicas, uma formação crítica que ofereça uma visão reflexiva das condições presentes na escola, para assim considerar futuras propostas, direcionando a educação para o combate à segregação, baseada em direitos humanos, possibilitando a participação de um corpo estudantil diversificado-
Descrição: dc.descriptionCAPES-
Descrição: dc.descriptionEste texto hace referencia al trabajo de Tesis de Maestría en Educación, desarrollado en el programa de posgrado en Educación de la Universidad Federal Fluminense. En este estudio se realizó un análisis a la calidad de la educación pública en Niterói/RJ, con respecto a un enfoque inclusivo. El objetivo central fue caracterizar la accesibilidad: arquitectónica, curricular y pedagógica, incluyendo el acceso físico (matricula) en lo que se refiere a la educación de alumnos con deficiencia física en la perspectiva de la inclusión, teniendo como local de estudio la Escuela Municipal Profesora Maria Ângela Moreira Pinto. Se contó con la participación de 6 profesionales: directora, pedagoga, secretaria, profesora de SRMs, profesora de SAI, y profesora de sala regular. Para alcanzar el objetivo propuesto, se recolectaron los datos por medio de listados de confirmación, observaciones, conversaciones informales, cuestionarios y entrevistas. Los aspectos referentes a la inclusión se problematizaron del punto de vista teórico, basándose en el trabajo de Theodor Adorno, catedrático de la Teoría Critica de la Sociedad, y el trabajo de Tony Booth & Mel Ainscow con su Índice de Inclusión, pieza clave en la elaboración de la tabla de posicionamiento de accesibilidad para estudiantes con deficiencia física, diseñada en este estudio, la cual pretende ubicar la escuela en el nivel (básico, inicial, avanzado o superior) correspondiente a la oferta de los 4 aspectos de accesibilidad analizados. Los resultados revelaron que a pesar de las inconsistencias en el sistema educativo y las contundentes barreras arquitectónicas que tienen directo impacto con la matrícula de estudiantes con deficiencia física, la escuela Profesora Maria Ângela Moreira Pinto intenta compensar estos aspectos de accesibilidad, ofreciendo recursos pedagógicos y flexibilidad curricular para brindar un apoyo a estos estudiantes, lo que la posiciona en el nivel inicial en la escala, con una oferta de solo dos aspectos de los cuatro elementos sobre accesibilidad analizados. Así, se puede afirmar que la accesibilidad pensada en la inclusión escolar se percibe como un proceso que requiere acciones dinámicas, una formación critica que ofrezca una visión reflexiva de las condiciones presentes en la escuela, para así considerar propuestas futuras, direccionando la educación hacia el combate de la segregación, pensada en los derechos humanos, posibilitando la participación del alumnado diverso en la escuela-
Descrição: dc.description180 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade arquitetônica-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade pedagógica e curricular-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAccesibilidad arquitectónica-
Palavras-chave: dc.subjectAccesibilidad pedagógica y curricular-
Palavras-chave: dc.subjectInclusión-
Título: dc.titleEducação inclusiva no Brasil: acessibilidade arquitetônica, curricular e pedagógica na Escola Pública de Niterói-
Título: dc.titleEducación inclusiva en Brasil: accesibilidad arquitectónica, curricular y pedagógica en la Escuela Pública de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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