Ressignificando a prática escolar de Educção Física numa perspectiva inclusiva: um estudo de caso na Maré

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorPinto, Sergio Crespo Coelho da Silva-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Cristina Monteiro-
Autor(es): dc.contributorTrajano, Valéria da Silva-
Autor(es): dc.creatorSantos, Fabio Rodrigues Alves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29924-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758212-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo buscou compreender os significados atribuídos por docentes de Educação Física, atuantes em uma escola municipal do Rio de Janeiro localizada no complexo da Maré, em suas práticas da cultura do movimento corporal em sala de aula numa perspectiva inclusiva, para além da visão biológica, naturalista e tecnicista impregnada no imaginário social através do processo de construção histórica desta disciplina escolar no Brasil. A pergunta de partida consistiu em como construir práticas de formação profissional sob uma perspectiva inclusiva com professores/as de Educação Física de uma escola municipal localizada no Complexo da Maré/RJ? O objetivo geral e produto da pesquisa foi produzir um livro informativo-educativo sobre a Educação Física escolar (EFe) inclusiva voltado a professores/as dessa disciplina numa escola pública. Neste sentido, desenvolveram se entrevistas individuais semiestruturadas com cinco professores/as de Educação Física que atuaram nesta unidade escolar entre os anos letivos de 2019 e 2021 e mais três ocupantes de cargos na gestão escolar, totalizando oito sujeitos participantes da pesquisa. Também foram analisados documentos e registros referentes ao projeto Escolas do Amanhã, do qual a unidade escolar do complexo da Maré, objeto do estudo de caso, faz parte. Articulando os dados obtidos com o referencial teórico, foi possível obter resultados significativos a respeito das práticas desta disciplina escolar. Apesar da obrigatoriedade constitucional do Estado em garantir a população uma educação universal, que respeite a diversidade, ainda encontramos muitos empecilhos para a realização plena deste objetivo nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Assim, evidenciou-se que a redução dos investimentos públicos educacionais em infraestrutura adequada para as unidades escolares, a elaboração de um currículo comum em Educação Física descolado da realidade escolar e a escassez de embasamento teórico a respeito de estratégias de ensino inclusivo na formação inicial de professores/as de Educação Física, dificultam muito suas atuações nas escolas públicas no sentido de promover um ensino inclusivo através de suas práticas docentes.-
Descrição: dc.descriptionThis study deals with the meanings attributed by Physical Education teachers in their pedagogical practices about the culture of body movement at the classroom from an inclusive perspective. The study comes from this question: How to develop teacher education practices from an inclusive perspective with Physical Education teachers from a public school at Complexo da Maré, Rio de Janeiro? Research main goal was to produce an informative-educational book about inclusive school Physical Education (SPE) aimed at teachers of this discipline in a public school. Thus, individual semi-structured interviews were developed with five Physical Education teachers who worked in this school unit between 2019 and 2021 and three members of school management staff. Documents and records referring to the Schools of Tomorrow (Rio city hall politics) were also analyzed. It was possible to obtain significant results regarding the practices of this school subject, by articulating the data obtained with the theoretical framework. Despite the constitutional obligation of a universal education that respects diversity, we still find many obstacles to this purpose in Rio public schools. The reduction of public investments for proper school infrastructure, the development of a common curriculum detached from the school reality and the lack of theoretical foundation regarding inclusive teaching strategies in the initial teacher education make the teachers’ professional actions and propositions still barely able to promote significant inclusive educational practices.-
Descrição: dc.description137 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Pública-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docente-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectExercício físico-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectEscola municipal-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectMaré (Rio de Janeiro, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical Education-
Palavras-chave: dc.subjectPublic school-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Palavras-chave: dc.subjectSchool inclusion-
Título: dc.titleRessignificando a prática escolar de Educção Física numa perspectiva inclusiva: um estudo de caso na Maré-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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