Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Maria Jacqueline Girão Soares de | - |
Autor(es): dc.contributor | Selles, Sandra Escovedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Luiz Marcelo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Celso Sanchez | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Alessandra Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23711 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758210 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação de mestrado tem como objetivo compreender aspectos da criação da disciplina Educação Ambiental (EA) em uma escola do município de Maricá (RJ), assim como suas propostas curriculares. A pesquisa tem como eixos norteadores a história de vida de uma professora de ciências e educação ambiental a partir de suas narrativas. Outro eixo norteador do trabalho é o currículo. Buscamos entender como se deu a construção da disciplina educação ambiental na instituição na qual a docente leciona e quais apropriações e influências ela recebeu em termos de formação docente e construção dos saberes na EA. A investigação mobilizará estratégias de pesquisa narrativa e histórias de vida, a partir de entrevistas narrativas como indica Goodson (2015), a fim de compreender a criação da disciplina EA na escola por meio dos interesses e relação da docente diante de suas aprendizagens. A análise das entrevistas foi realizada a partir de mônadas, que são fragmentos narrativos. Além de procurar entender o contexto da criação de uma disciplina escolar baseado na trajetória acadêmica e profissional da docente investigada a partir da entrevista narrativa, a pesquisa também aborda aspectos curriculares da educação ambiental por meio de experiências no contexto da pesquisa, da escola e da extensão universitária. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | 101f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo e narrativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | - |
Título: dc.title | A disciplina Educação Ambiental na Rede Municipal De Maricá (RJ): narrativas de uma docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: