Iluminações profanas: transformações do Witz romântico em iluminação profana surrealista por Walter Benjamin

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLages, Susana Kampff-
Autor(es): dc.contributorLages, Susana Kampff-
Autor(es): dc.contributorLima, Fernanda Lemos de-
Autor(es): dc.contributorPinto, Maria Martha D’Angelo-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Pedro Duarte de-
Autor(es): dc.contributorBock, Wolfgang Fritz-
Autor(es): dc.creatorOrtigão, Elisa Ramalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8762-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758208-
Descrição: dc.descriptionO conceito de Witz do romantismo alemão é a base para que Walter Benjamin desenvolva o seu conceito de iluminação profana, e ambos apresentam o processo do conhecimento estético dado pela obra de arte. O estudo perpassa o conceito de Witz no romantismo alemão, a partir da obra O conceito de Critica de arte no romantismo alemão, de Walter Benjamin, e de seus comentadores, definindo-o como o instante em que ocorre uma interrupção, e a obra de arte se conecta ao infinito das formas. Em seu texto O surrealismo. Último instante da inteligência europeia, Benjamin apresenta a iluminação profana como um conceito de "inspiração materialista e antropológica", que corrige a falta dialética do conceito romântico. A iluminação profana marca a escrita benjaminiana em seus momentos de erupção de imagem, iluminando-as com uma luz epifânica-
Descrição: dc.descriptionDie Studie untersucht das Konzept des Witzes in der deutschen Romantik, ausgehend von Walter Benjamins Werk Der Begriff der Kunstkritik in der deutschen Romantik, und seinen Kommentatoren und definiert das Konzept des Witzes als den Moment, wenn eine Unterbrechung auftritt und das Kunstwerk sich mit den unendlichen Formen verbindet. In seinem Text Der Surrealismus, letzte Momentaufnahme der europäischen Intelligenz, stellt Benjamin die profane Erleuchtung als ein Konzept der "materialistischen, anthropologischen Inspiration" dar, die die Mängel der Dialektik am romantischen Konzept korrigiert. Die profane Erleuchtung markiert in Benjamins Schrift den Augenblick, in welchem das Bild erscheint und beleuchtet dieses mit einem epiphanen Licht. In Benjamins Werk funktioniert der Schreibmodus wie eine Darstellung und offenbart das epiphane Licht, die Idee, i.e. die Wahrheit der Form, die nur in einem singulären Kunstwerk existiert-
Descrição: dc.description212f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectWitz-
Palavras-chave: dc.subjectIluminação profana-
Palavras-chave: dc.subjectWalter Benjamin-
Palavras-chave: dc.subjectRomantismo alemão-
Palavras-chave: dc.subjectSurrealismo-
Palavras-chave: dc.subjectBenjamin, Walter, 1892-1940 crítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectRomantismo-
Palavras-chave: dc.subjectSurrealismo-
Palavras-chave: dc.subjectProfane Erleuchtung-
Palavras-chave: dc.subjectDeutsche Romantik-
Palavras-chave: dc.subjectSurrealismus-
Título: dc.titleIluminações profanas: transformações do Witz romântico em iluminação profana surrealista por Walter Benjamin-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.