Método para auxílio no processo de criação de novos cursos em uma Instituição Federal de Ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeal Junior, Ilton Curty-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marco Antônio Ferreira de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9568395120689887-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3016121702515974-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1447613351639047 Endereço-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5708227944301103-
Autor(es): dc.creatorGalvão, Marcelo de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22261-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2021.mp.00906607140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758196-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta investigação consiste em propor um método para auxiliar no processo de criação de novos cursos no IFMT, durante a elaboração e vigência do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. O método visa apoiar o processo de elaboração do PDI do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, de forma a contribuir para ampliar o êxito no processo de criação dos cursos. Esta pesquisa é classificada como aplicada, descritiva e qualitativa. Foram analisados dados de uma unidade, com vocação agrícola (IFMT – Cáceres Prof. Olegário Baldo), levando em conta dois ambientes: 1 – Ambiente interno: realização de levantamento documental, bibliográfico, aplicação de questionário e entrevistas; 2 – Ambiente externo: com levantamento de informações quanto ao contexto econômico do município de Cáceres - MT, por meio dos dados oficiais presentes em documentos. Foi aplicado questionário (comunidade interna e externa) e houve a realização de entrevistas com questionário semiestruturado (comunidade interna). Quanto às técnicas de análise, foram adotadas pesquisa bibliográfica e documental, análise de conteúdo e tabulação dos dados por meio de estatística descritiva. Foram utilizadas técnicas de análise de ambiente para realização de diagnóstico, para posterior estruturação do método de auxílio no processo de criação de novos cursos, permitindo uma aplicação piloto junto à comunidade interna.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this investigation is to propose a method to assist in the process of creating new courses at the IFMT, during the preparation and validity of the Institutional Development Plan - PDI. The method aims to support the process of elaborating the PDI of the Federal Institute of Mato Grosso - IFMT, in order to contribute to increase the success in the process of creating the courses. This research is classified as applied, descriptive and qualitative. Data from a unit with an agricultural vocation (IFMT - Cáceres Prof. Olegário Baldo) were analyzed, taking into account two environments: 1 - Internal environment: conducting a documentary, bibliographic survey, questionnaire application and interviews; 2 - External environment: with survey of information about the economic context of the municipality of Cáceres - MT, through official data present in documents. A questionnaire was applied (internal and external community) and interviews were conducted with a semi-structured questionnaire (internal community). As for the analysis techniques, bibliographic and documentary research, content analysis and data tabulation using descriptive statistics were adopted. Environmental analysis techniques were used to perform the diagnosis, for later structuring of the aid method in the process of creating new courses, allowing a pilot application with the internal community.-
Descrição: dc.description154 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição Federal de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCriação de novos cursos-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento local-
Palavras-chave: dc.subjectPlanning-
Palavras-chave: dc.subjectFederal Educational Institution-
Palavras-chave: dc.subjectCreation of new courses-
Palavras-chave: dc.subjectDecision making-
Título: dc.titleMétodo para auxílio no processo de criação de novos cursos em uma Instituição Federal de Ensino-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.