O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuniz, Neyse Luz-
Autor(es): dc.contributorAboud, Sérgio Ricardo-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Maria Cristina-
Autor(es): dc.creatorPereira, Bruno de Morais-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10590-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758193-
Descrição: dc.descriptionNossa sociedade é heterogênea e no espaço educacional se faz presente essas diferenças de raças, gênero, religião e etc. No entanto, tanto no processo de formação docente quanto na educação básica, os currículos acabam padronizando as culturas hegemônicas como corretas e reproduzem as desigualdades que acontecem na sociedade. Estudos sobre o multiculturalismo crítico são cada vez mais importantes para que essas barreiras sejam quebradas dentro do currículo e haja transformação desse quadro. Nesse sentido esse trabalho tevê como objetivo apresentar reflexões acerca dos pressupostos teóricos ligados a diferentes correntes do multiculturalismo, destacando os pressupostos do multiculturalismo crítico como possibilidade de efetivação de um currículo para as licenciaturas em educação física que se constitua em ferramenta articuladora de mudanças sociais. Consideramos que esse trabalho apresenta algumas questões embrionárias, mas importantes de serem consideradas nas reflexões avaliativas dos currículos dos cursos de licenciatura em educação física-
Descrição: dc.descriptionOur society is heterogeneous and in the educational space ispresent these differences of races, gender, religion and etc.However, both in the process of teacher education and inbasic educati on, the curricula end up standardizing thehegemonic cultures as correct and reproduce theineq ualities that happen in society. Studies on criticalmulticulturalism are increasingly important f or thesebarriers to be broken within the curriculum and thetransformation of this framework. I n this sense, this workaims to present reflections on the theoretical assumptionslinked to differ ent currents of multiculturalism, highlightingthe assumptions of critical multiculturalism as a possibility ofeffecting a Curriculum for physical education graduates thatconstitute an articula ting tool for social change. We considerthat this work presents some embryonic but important issues to be considered in the evaluative reflections of thecurricula of the undergraduate cours es in physicaleducation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo crítico-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em educação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectCritical multiculturalism-
Palavras-chave: dc.subjectResume-
Palavras-chave: dc.subjectDegree inphysical education-
Título: dc.titleO multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter Mclaren e a formação docente em educação física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.