Um oceano de possibilidades: relato do uso de jogos como recursos educacionais na promoção da cultura oceânica e da educação patrimonial

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSpiegel, Carolina Nascimento-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2696208823075136-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Gabriel Ponciano de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3861649752558205-
Autor(es): dc.contributorSilva, Edson Pereira da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5117796485284748-
Autor(es): dc.contributorMaurício, Carmen Edith Pazoto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6231757253598609-
Autor(es): dc.contributorPinto, Clever Gustavo de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3302504478774945-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6442443860157059-
Autor(es): dc.creatorSilva, Diego Madeira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31804-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758190-
Descrição: dc.descriptionInicialmente inserido em ações de Educação Ambiental, o debate acerca da Cultura Oceânica nas escolas surge como campo de estudo a partir de dados que revelam a falta de conteúdos relacionados aos oceanos nos currículos de ciências do Brasil. Como caminho possível e enquanto meta do projeto Onda Cultural, e em associação da universidade com a prefeitura de Niterói, figura a aproximação dos estudantes do patrimônio cultural e natural da região onde vivem, incluindo o oceano e ecossistemas diretamente associados. Nesse sentido, imbuído das potencialidades do uso de jogos na educação, o trabalho teve como objetivo durante as ações neste projeto estimular o processo de ensino-aprendizagem e oferecer um arcabouço de conhecimentos suficientes para estimular que os alunos da Escola Municipal Levi Carneiro, em Niterói-RJ reflitam acerca da influência que têm sobre o ambiente ao seu redor e que o ambiente tem sobre eles, o que atravessa os conceitos de cultura oceânica e educação patrimonial, além de impulsionar as interações entre os alunos e promover o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Como método de ação, o grupo pautou-se na utilização de atividades lúdicas, a partir de dois levantamentos realizados, um acerca dos jogos com fins educativos e outro sobre jogos comerciais, em busca de compreender a dimensão do escopo e catalogar atividades relacionadas ao tema que pudessem ser utilizadas em sala de aula. Tal qual a frequência com que aparece no currículo, a cultura oceânica está pouco representada nos jogos educativos. De todo modo, alguns jogos foram adaptados e aplicados em ações educativas realizadas na escola, com o objetivo de sensibilizar os alunos para os patrimônios naturais e culturais presentes em sua cidade e estreitar sua relação com o oceano. Com isso, foi possível observar, tanto o aprendizado coletivo, o raciocínio em cima dos desafios e as interações com colegas e professores, como o emergir do senso de pertencimento e cuidado com o patrimônio, incluindo-se os ambientes costeiros da cidade. Portanto, os jogos educacionais surgem como uma ferramenta importante na promoção do letramento científico, abordando temas como cultura oceânica e patrimônio, mas não se limitando a eles.-
Descrição: dc.descriptionInitially inserted within Environmental Education initiatives, the debate surrounding Ocean Culture in schools arises as a field of study from data revealing the lack of ocean-related content in Brazilian science curricula. As a potential path and as a goal of the Cultural Wave project, and in a partnership between the university and the city hall of Niterói, it involves engaging students with the cultural and natural heritage of the region they inhabit, including the ocean and directly associated ecosystems. In this context, imbued with the potential of using games in education, the work aimed, during the actions in this project, to stimulate the teaching-learning process and provide a framework of sufficient knowledge to encourage students at the Levi Carneiro Municipal School in Niterói-RJ to reflect on their influence on the surrounding environment and the environment's influence on them, which encompasses the concepts of oceanic culture and heritage education, besides fostering interactions among students and promoting the development of social and cognitive skills. As a method of action, the group focused on employing playful activities, based on two conducted surveys, one related to educational games and another on commercial games, seeking to understand the scope and catalog activities related to the theme that could be used in the classroom. Despite its infrequent presence in the curriculum, oceanic culture is underrepresented in educational games. Nonetheless, some games were adapted and implemented in educational activities at the school with the aim of sensitizing students to the natural and cultural heritage present in their city and strengthening their relationship with the ocean. Consequently, it was possible to observe both collective learning, problem-solving, interactions with peers and teachers, as well as the emergence of a sense of belonging and care for heritage, including coastal environments in the city. Therefore, educational games emerge as an important tool in promoting scientific literacy, addressing themes such as ocean culture and heritage, yet not confined to them.-
Descrição: dc.description50 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCultura oceânica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação patrimonial-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento científico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectOceano-
Palavras-chave: dc.subjectCiências do mar-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectOcean literacy-
Palavras-chave: dc.subjectHeritage education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectScience literacy-
Título: dc.titleUm oceano de possibilidades: relato do uso de jogos como recursos educacionais na promoção da cultura oceânica e da educação patrimonial-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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