Investigando propostas de educação ambiental em atividades de campo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Cecília Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorMaia, Jéssica Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29432-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758159-
Descrição: dc.descriptionEsta é uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo investigar as propostas de Educação Ambiental (EA) em atividades de campo para identificar as diferentes percepções que os participantes apresentam acerca da EA. A pesquisa foi desenvolvida no manguezal de Itaipu e no Museu Arqueológico de Itaipu (MAI) (ambos localizados em uma Unidade de Conservação) em Niterói, Rio de Janeiro, onde professores e alunos do Ensino Fundamental de três escolas distintas também localizadas no mesmo bairro, participaram de entrevistas semiestruturadas. Após as visitas aos espaços, os resultados demonstraram que os participantes apresentaram, de uma maneira geral, uma percepção múltipla sobre EA, concluindo a relevância que a EA possui para alcançar uma mudança de valores e atitudes entre os indivíduos para a construção de uma sociedade mais igualitária e ambientalmente consciente.-
Descrição: dc.descriptionThis is a qualitative survey that aimed to investigate proposals for Environmental Education (EE) in field activities to identify the different perceptions that participants present about EE. The research was developed in the Itaipu Mangrove and the Itaipu Archaeological Museum (MAI) (both located in a Conservation Unit) in Niterói, Rio de Janeiro, where teachers and elementary school students from three different schools also located in the same neighborhood participated in semi-structured interviews. After the visits to the spaces, the results showed that the participants presented, in a general way, a multiple perception about EE, concluding the relevance that EE has to achieve a change in values and attitudes among individuals for the construction of a more egalitarian and environmentally conscious society.-
Descrição: dc.description51 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectTipologias-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectConservação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectManguezal-
Palavras-chave: dc.subjectMuseus de arqueologia-
Palavras-chave: dc.subjectItaipu (Niterói, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectTypologies-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental perception-
Título: dc.titleInvestigando propostas de educação ambiental em atividades de campo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.