Cadeia de valor da indústria automotiva: relações interfirmas entre Volkswagen Caminhões e Ônibus e Carese

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Raphael Jonathas da Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7375738037025795-
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorDulci, João Assis-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4764099118563223-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Cristiano Fonseca-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5328470389792359-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3442922356167813-
Autor(es): dc.creatorRampinelli, Roberson Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758149-
Descrição: dc.descriptionObjetivo do trabalho: Compreender a dinâmica das relações de poder em cadeia de valor da indústria automobilística a partir da relação interfirmas entre uma montadora e uma fornecedora global de primeiro nível (first tier). A pesquisa versa sobre a relação entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Carese (Eisenmann), no âmbito do Consórcio Modular instalado em Resende (RJ). Procedimentos/Métodos para a solução do problema: Foi efetuada pesquisa bibliográfica sobre cadeia global de valor (CGV), Governança, poder e indústria automobilística. Entrevistas semiestruturadas foram aplicadas a três colaboradores de cada empresa. Neste conteúdo foi feito uma análise qualitativa, utilizando o modelo teórico-analítico do Gereffi para identificar o tipo de governança entre a montadora e o fornecedor. Resultados: Verificou-se que o modelo teórico-analítico do Gereffi contempla as especificações produtivas do consórcio modular de Resende e foi identificado, através das respostas das entrevistas, que o tipo de governança que a relação entre Carese e VW Caminhões e Ônibus é relacional. Implicações práticas: O procedimento estruturado e o modelo de entrevista semiestruturada podem ser aplicados para identificar o tipo de governança interfirmas da mesma montadora e outros fornecedores ou entre outras montadoras e seus fornecedores. Originalidade e contribuições: Com intuito de identificar as oportunidades e os desafios enfrentados pelas empresas, bem como para verificar os impactos sociais e econômicos dessas relações no âmbito do Consórcio Modular em Resende (RJ). Produção técnica/Tecnológica: Consiste em uma produção bibliográfica, resultando em publicações de artigos em periódicos e anais de congressos-
Descrição: dc.descriptionObjective of the work: To understand the dynamics of power relations in the value chain of the automotive industry based on the inter-firm relationship between an automaker and a firsttier global supplier. The research deals with the relationship between trucks and bus Volkswagen and Carese (Eisenmann), within the scope of the Modular Consortium installed in Resende (RJ). Procedures/Methods for solving the problem: A bibliographic research was carried out on the global value chain (GVC), Governance, power, and the automobile industry. Semistructured interviews were applied to three employees from each company. In this content, a qualitative analysis was carried out, using Gereffi's theoretical-analytical model to identify the type of governance between the automaker and the supplier. Results: It was verified that the theoretical-analytical model of Gereffi contemplates the productive specifications of the modular consortium of Resende and it was identified, through the answers of the interviews, that the type of governance that the relationship between Carese and trucks and bus VW is relational. Practical implications: The structured procedure and the semi-structured interview model can be applied to identify the type of interfirm governance of the same automaker and other suppliers or between other automakers and their suppliers. Originality and contributions: In order to identify the opportunities and challenges faced by companies, as well as to verify the social and economic impacts of these relationships within the scope of the Modular Consortium in Resende (RJ). Technical/Technological production: Consists of a bibliographical production, resulting in publications of articles in periodicals and congress annals-
Descrição: dc.description85 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia global de valor-
Palavras-chave: dc.subjectGovernança-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria automobilística-
Palavras-chave: dc.subjectCadeia de valor-
Palavras-chave: dc.subjectGovernança corporativa-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de linha de montagem-
Palavras-chave: dc.subjectGlobal value chain-
Palavras-chave: dc.subjectGovernance-
Palavras-chave: dc.subjectAuto industry-
Título: dc.titleCadeia de valor da indústria automotiva: relações interfirmas entre Volkswagen Caminhões e Ônibus e Carese-
Título: dc.titleAutomotive industry value chain: interfirm relations between trucks and bus Volkswagen and Carese-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.