Escrevivendo a liberdade: literatura, escrita criativa e adolescentes privadas de liberdade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Sandra Maciel de-
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline-
Autor(es): dc.creatorMattos, Jéssica Montuano Gonçalves Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15461-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758142-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico foi feito a partir das experiências de uma graduanda em um trabalho de literatura e escrita criativa com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa dentro de uma unidade feminina de privação de liberdade no estado do Rio de Janeiro. Entendendo quem são essas adolescentes e quais marcas as constituem, a interseccionalidade e o racismo estrutural nos servem como base teórica para pensarmos as sujeitas desse projeto. A escrita do trabalho inicia-se apresentando parte da trajetória da graduanda até o encontro com o projeto Escrevivendo a Liberdade, criado a partir de três concepções: escrevivência de Conceição Evaristo, direito à literatura de Antonio Cândido e a literatura marginal de Ferréz. Será apresentada a criação e as concepções teórico-metodológicas do projeto, assim como seus objetivos, onde está se dando sua atuação e quem são as interlocutoras do projeto. A literatura vem como um dispositivo para a possibilidade de criação de ambientes favoráveis para elas se expressarem e se reconhecerem e a partir disso, colocarem suas histórias e narrativas no papel por meio da escrita criativa. A partir do início das atividades, diversas falas das adolescentes anotadas no diário de campo da graduanda serão utilizadas para reflexão sobre quais marcas a escolarização deixou em seus corpos. Nesse contexto, aponta-se a emergência de uma formação crítico-política e a necessidade de ressignificação de discursos tão estigmatizantes sobre elas mesmas-
Descrição: dc.descriptionThis monographic work was made from the experiences of a graduate student in a literature and creative writing work with adolescents in fulfillment of socio-educational measure within a female unit of deprivation of liberty in the state of Rio de Janeiro. Understanding who these adolescents are and which brands constitute them, intersectionality and structural racism serve as the theoretical basis for thinking about the subjects of this project. The writing of the work begins by presenting part of the student's trajectory until the meeting with the project Writeliving Freedom, created from three conceptions: Conceição Evaristo's writeliving, Antonio Cândido's right to literature and Ferréz's marginal literature. It will be presented the creation and the theoretical-methodological conceptions of the project, as well as its objectives, where its performance is taking place and who are the interlocutors of the project. Literature comes as a device for the possibility of creating favorable environments for them to express themselves and to recognize themselves and from this, put their stories and narratives on paper through creative writing. From the beginning of the activities, several speeches of the adolescents recorded in the undergraduate's field diary will be used to reflect on which marks the schooling left on their bodies. In this context, we point out the emergence of a critical-political formation and the need to redefine such stigmatizing discourses about themselves-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducação-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita criativa-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso educativo-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeducation-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature-
Palavras-chave: dc.subjectCreative writing-
Palavras-chave: dc.subjectEducational processes-
Título: dc.titleEscrevivendo a liberdade: literatura, escrita criativa e adolescentes privadas de liberdade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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