Uso de videogames no ensino de física: uma proposta didática sobre mecânica utilizando o game Sonic Generations

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.creatorBorelli, Leandro Borges-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6209-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758135-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho resume-se em uma proposta de ensino com o uso do game Sonic Generations (SEGA) que tem como seu objetivo mostrar a possibilidade do uso de videogames no ensino de Física, tendo um foco no conteúdo de mecânica (Cinemática e conservação de energia) para os alunos do primeiro ano do ensino médio, de acordo com o currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro. Mostramos o uso dos games como Tecnologia, Informação e Comunicação (TICs) em uma forma de ensinar Física com ludicidade, saindo do ensino tradicional no qual muitos alunos não demonstram interesse em aprender e, consequentemente, são levados ao fracasso. Sua metodologia consiste em um projeto aula, com o foco na problematização, modelização e contextualização no ensino de Física de acordo com o modelo apresentado por Ricardo (2010), e nela os alunos poderão além de aprender os conceitos de Física também se divertir-
Descrição: dc.descriptionThis paper is summarized in a teaching proposal with the use of the game Sonic Generations (SEGA) that has as its objective to demonstrate the possibility of the use of video games in physics teaching, having a focus on the content of mechanics (Kinematics and conservation of energy) for students in the first year of high school, according to the minimum curriculum of the state of Rio de Janeiro. We show the use of games as Information and Communication Technology (ICTs) and as a way of teaching physics with ludicity, leaving the traditional teaching in which many students do not demonstrate interest in learning and consequently are led to failure. Its methodology consists of a project lesson, with a focus on problematization, modeling and contextualization in physics teaching according to the model presented by Ricardo (2010), and in it students will be able to learn the concepts of physics and also have fun-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVideogames-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectTICs-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectVideogames-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectTICs-
Palavras-chave: dc.subjectVideogame-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectMechanics-
Palavras-chave: dc.subjectLudicity-
Palavras-chave: dc.subjectIcts-
Título: dc.titleUso de videogames no ensino de física: uma proposta didática sobre mecânica utilizando o game Sonic Generations-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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