Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Feres, Beatriz dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Omran, Muna | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Patrícia Neves | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Antonio Carlos Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11093 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758132 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é uma análise de textos que todo momento se entrecruzam para a geração de sentido(s) num incessante jogo intertextual. A proposta aqui é, principalmente, analisar os anúncios publicitários, dando ênfase às publicidades da Bombril e da Hortifruti por terem de algum modo se destacado no mercado, graças à criatividade e originalidade das empresas na divulgação dos seus produtos. Propõe-se nesse trabalho uma aproximação de anúncios, procurando demonstrar o mecanismo da intertextualidade. Tendo como suporte teórico as noções de enunciado, dialogismo e polifonia propostos por Bakhtin e a Semiolinguística de Charaudeau, buscaremos analisar mais a fundo o discurso publicitário, procurando mostrar as intenções explícitas e implícitas nos textos. Em relação ao conceito de intertextualidade, nos apoiaremos nos estudos de Koch, Bentes e Cavalcante, assim como as contribuições de Fiorin por serem de extrema relevância na área pesquisada. A presente análise propõe-se também a fazer uma reflexão de como esses anúncios publicitários poderiam ser trabalhados na escola, pelo fato de exigirem um conhecimento prévio por parte do aluno. Desse modo, a exploração dos sentidos e a percepção do intertexto podem contribuir para a sua formação leitora | - |
Descrição: dc.description | This essay is an analysis of texts that, at every moment, mutually cross to generate senses in an unstoppable intertextual game. The proposal here is, mainly, analysing publicitary advertisements, emphacizing Bombril's and Hortifruti's because they have somehow stood out in market thanks to their criativity and originality on the publicity of their products. In this research, it's proposed an approach of advertisements in order to demonstrate the mechanism of intertextuality. Having as theoretical support the notions of wording, dialogism and polyphony proposed by Baktin and the Semiolinguistics of Charaudeau we'll analyze the publicitary speech deeper to show the explicit and implicit intentions on the texts shown. Concerning to the concept of intertextuality, we will base this essay on the studies of Koch, Bentes and Cavalcante, as much on the contributions of Fiorin for their extreme relevance on the researched area. The present analysis also proposes a reflection on how these advertisements could be worked in schools, as they require previous knowledge from the students. This way, the senses exploration and the perception of intertext can contribute to their reading education | - |
Descrição: dc.description | 126 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Propaganda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Título: dc.title | A intertextualidade nos anúncios publicitários sob um olhar pedagógico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: