Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Beline, Ana Maria Siqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24252 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758131 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta um estudo sobre as possibilidades, os desafios e limites postos à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais enquanto usuários das bibliotecas das escolas públicas do município de Niterói/RJ. As principais questões investigadas foram: quais as possibilidades das bibliotecas no suporte à inclusão? Quais os entraves encontrados nas bibliotecas escolares para atendimento aos usuários com necessidades educacionais especiais? Dessa forma, o objetivo é identificar as políticas públicas de educação do município de Niterói/RJ quanto à inclusão escolar e à organização das bibliotecas, e descrever a acessibilidade das escolas municipais quanto aos aspectos pedagógicos e arquitetônicos no processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, a fim de observar a importância e o papel das bibliotecas escolares da rede pública junto aos alunos, aos professores e à escola. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents a study on the possibilities, challenges and limits set on the inclusion of students with special educational needs as users of public school libraries on the municipality of Niterói, state of Rio de Janeiro. The main examined issues were: what are the possibilities of the libraries in supporting inclusion? And, what are the obstacles found in school libraries for the care of users with special needs? The objective is to identify the public policies of the Niterói municipality on educational area, focusing on scholar inclusion matters, libraries organization and describing the accessibility of public schools at the pedagogical and architectural matters on the process of inclusion of students with special educational needs, to observe the importance and the rule of public school libraries for students, teachers and the school itself. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usuário com necessidades educacionais especiais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade ao meio físico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | User with special educational needs | - |
Título: dc.title | A acessibilidade aos usuários com necessidades educacionais especiais nas bibliotecas das escolas públicas do município de Niterói | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: