Alfabetização científica e corporeidade das crianças das classes populares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSbano, Valmir Cândido-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Maylta Brandão dos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Marineth Vitorino dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28408-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758124-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação procura investigar como, por meio de vivências nas quais o corpo tem lugar prioritário, as concepções dos educandos sobre a produção do som participam de seu processode ensino-aprendizagem, tendo como perspectiva o enlace entre as culturas, as subjetividades e o ensino de ciências. Através de um diário de campo, esta pesquisa registra o trabalho e aproveitamento possíveis a partir de ecos afropindorâmicos, em favor do ensino de ciências e da alfabetização científica no ensino fundamental público brasileiro. A perspectiva, em sintonia com a pedagogia de Paulo Freire, é a de dar voz ao corpo discente, isto é, aos corpos dos estudantes, enquanto esses corpos registram e protagonizam subjetividade e história, negra e indígena. Aproveitando a obra de A. Chassot, Estamira, Frantz Fanon, Paulo Freire, Conceição Evaristo, A.L.B. Smolka, Vigotski, dentre outros, o trabalho teórico de base da pesquisa articula, numa perspectiva transversal e ensaística, som e voz, sonoridade e protagonismo, em vista da produção de um site intitulado Escutando com Sensibilidade - diálogos entre a corporeidade e alfabetização científica. Este trabalho audiovisual, dirigido aos(às) professores(as), sugere questões para discussão e debates, através de textos, oficinas, músicas e vídeos – que poderão contribuir para inspirar a fundamentação de propostas diversas e inclusivas, privilegiando, na prática da alfabetização científica, o tema da corporeidade pelo viés da sonoridade. As práticas pedagógicas dialogaram com a Lei no 11.645/08. Esta alterou a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que altera as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation seeks to investigate how, through experiences in which the body has a priority place, the students' conceptions about the production of sound participate in their teaching- learning process from the perspective of the link between cultures, subjectivities and the teaching of Science. It seeks to promote the encounter between indigenous and Afro-Brazilian cultures in the first years of elementary school education. In this narrative, I start from the role of researcher in my daily life in the tense field of public school, a field marked by the presence of black and brown bodies. It is intended to contribute, from listening, to the construction of a school committed to the emancipation of subjects, thus displacing the different subjective places, deterritorializing knowledge and powers. As specific objectives, we seek to contribute to producing educational processes that fight racism and value diversity. Based on the results of the research carried out, a website entitled “Listening with Sensibility - Dialogues between corporeality and scientific literacy” was created as the final product of this dissertation. This audiovisual work, aimed at teachers, suggests questions for discussion and debates, through texts, workshops, songs and videos - which may contribute to inspiring the foundation of diverse and inclusive proposals, privileging, in the practice of scientific literacy, the theme of corporeity through the bias of sound. Pedagogical practices dialogued with Law No. 11,645/08. This amended Law No. 9,394, of December 20, 1996, modified by Law No. 10,639, of January 9, 2003, which establishes the guidelines and bases of national education, to include in the official curriculum of the teaching network the mandatory theme of “Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture”.-
Descrição: dc.description103 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem corporal; Alfabetização científica; Racialidade; Ensino de Ciências.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência, Processo de ensino-aprendizagem, Cultura Afro-brasileira, Indígena-aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectBody language; Scientific Literacy; Raciality; Science teaching-
Título: dc.titleAlfabetização científica e corporeidade das crianças das classes populares-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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