Megaeventos, imagem e promoção imobiliária: a apropriação do city marketing por incorporadores no Porto Maravilha, Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcía, Fernanda Ester Sánchez-
Autor(es): dc.contributorBienenstein, Glauco-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabrício Leal de-
Autor(es): dc.creatorRoppa, Vitor Fontes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23778-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758114-
Descrição: dc.descriptionOs Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 foram tratados como uma grande oportunidade de renovação da imagem do Rio de Janeiro, com a produção de novos símbolos e reconfiguração dos espaços urbano e social, possibilitadas por meio de grandes obras, que por sua vez, trouxeram rupturas e controvérsias no contexto da cidade. Viabilizado no âmbito da preparação para o megaevento, o Porto Maravilha é, em sua essência, um projeto que objetiva a desestigmatização de uma grande área da parte central do Rio de Janeiro para atrair investimentos imobiliários, destinando-a a um estreito nicho elitista, em detrimento das necessidades da população local residente. Para isso, uma cuidadosa ressignificação imagética da área foi realizada, de modo a tornar a região atraente às elites locais, investidores e turistas estrangeiros, com a construção de uma imagem de localidade world class. Dessa forma, ao compreendermos a venda de novos empreendimentos imobiliários como, essencialmente, a venda de imagens, podemos perceber a incorporação de elementos e do discurso de renovação do Porto nos argumentos de venda por parte de promotores imobiliários, no âmbito da Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha. Não só os materiais de venda de empreendimentos foram utilizados como ferramentas espetaculares de city marketing, como eles próprios tornaram-se, em momento posterior, fortes elementos imagéticos. Estes atuam de modo a transmitir a mensagem de que, apesar de a operação enfrentar sérios problemas de iliquidez e ser apontada como um fracasso social e financeiro, a transformação do Porto, de fato, ocorreu.-
Descrição: dc.descriptionThe 2016 Olympic and Paralympic Games were treated as a great opportunity to renew Rio de Janeiro’s image, with the production of new symbols and reconfiguration of the urban and social spaces, made possible through major renovations, which, in turn, brought ruptures and controversies in the city’s context. Made possible within the scope of mega-event’s preparation, Porto Maravilha is, in its essence, a project that aims to de-stigmatize a large portion of Rio de Janeiro’s central area to attract real estate investments, aiming at a narrow elitist niche, to the detriment of needs of the local resident population. For this, a careful reconfiguration of the area’s image was carried out, in order to make the region attractive to local elites, investors and foreign tourists, with the construction of an image of a world class city. Thus, when we understand the sale of new real estate developments as, essentially, the sale of images, we can perceive the incorporation of Rio’s port area elements and discourse of renovation in the sales arguments by developers, within the scope of the Porto Maravilha’s public-private partnership. Not only were these new building’s promotional materials used as spectacular tools for city marketing, but they themselves became, at a later time, strong imagery elements. These act to convey the message that, despite the operation facing serious illiquidity problems and being identified as a social and financial failure, the transformation of Rio’s port area, in fact, took place.-
Descrição: dc.description380 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCity marketing-
Palavras-chave: dc.subjectMegaeventos esportivos-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção imobiliária-
Palavras-chave: dc.subjectMercado imobiliário-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectMercado imobiliário-
Palavras-chave: dc.subjectEvento esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCity marketing-
Palavras-chave: dc.subjectSports mega-events-
Palavras-chave: dc.subjectReal estate development-
Palavras-chave: dc.subjectReal estate market-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.titleMegaeventos, imagem e promoção imobiliária: a apropriação do city marketing por incorporadores no Porto Maravilha, Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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