Educação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarbiarz, Alexandre-
Autor(es): dc.contributorFarbiarz, Alexandre-
Autor(es): dc.contributorAlves, Walcea Barreto-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Maíra Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorNecyk, Bárbara Jane-
Autor(es): dc.contributorKenski, Vani Moreira-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Eloísa Fátima Figueiredo Semblano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758106-
Descrição: dc.descriptionEsta tese busca compreender a relação entre Educação e Comunicação, com foco nas interações mediadas pelas mídias digitais no cotidiano escolar. Como fio condutor, apoiamo- nos nos estudos freireanos, no que tange à interlocução dos processos comunicacionais com as interações que ocorrem entre educadores e educandos nas salas de aula. Analisamos a comunicação em uma perspectiva relacional, que visa o entrecruzamento de sujeitos, linguagem (ou discurso) e contexto sócio histórico, com aporte teórico em José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) e Luiz C. Martino (2016). As contribuições neste campo nos remeteram à formação das subjetividades na atual sociedade em processo de midiatização (FAXINA; GOMES, 2016) e da lógica da mídia (HJARVARD, 2015) que penetram no cotidiano escolar. Para os estudos do cotidiano utilizamos como base teórica Agnes Heller (2008 [1970]) e Henry Lefebvre (2006 [1974]), além dos estudos de Bernadetti Gatti (2012) sobre o cotidiano escolar. Nossas referências metodológicas são os teóricos Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003) e Cicilia Peruzzo (2003) e o método de análise teve aporte em Laurence Bardin (2011 [1977]). Como resultado, a pesquisa nos fez compreender as mídias digitais como gêneros do discurso nas interações entre educadores e educandos no cotidiano das salas de aula na medida em que se constituem em significação no diálogo estabelecido entre os interlocutores, ultrapassando a dimensão instrumental dos meios. Para sustentar esta tese, baseamo-nos no conceito de gêneros do discurso de Bakhtin (2015 [1979]) e na abertura conceitual de Irene Machado (2014) acerca dos estudos da formação discursiva no campo da comunicação mediada pelas mídias digitais.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis seeks to understand the relationship between Education and Communication, focusing on the interactions mediated by digital media in everyday school life. As a conductor, we are supported by freirean studies, regarding the interconnection of communication processes with the interactions that occur between educators and students in the classroom. We analyze communication from a relational perspective, which aims at the intersection of subjects, language (or discourse) and socio-historical context, with theoretical support in José Luiz Braga (2016), Vera França (2016) and Luiz C. Martino (2016). The contributions in this field referred us to the formation of subjectivities in the current society in the process of mediatization (FAXINA; GOMES, 2016) and the media logic (HJARVARD, 2015) that penetrate the school daily life. For the studies of everyday life we used Agnes Heller (2008 [1970]) and Henry Lefebvre (2006 [1974]) as theoretical basis, in addition to Bernadetti Gatti's (2012) studies on everyday school life. Our methodological references are the theorists Michel Thiollent (1986), Antonio Chizzotti (2003), and Cicilia Peruzzo (2003), and the analysis method was supported by Laurence Bardin (2011 [1977]). As a result, the research made us understand the digital media as genres of discourse in the interactions between educators and students in everyday classroom life insofar as they constitute meaning in the dialogue established between the interlocutors, going beyond the instrumental dimension of the media. To support this thesis, we draw on Bakhtin's (2015 [1979]) concept of genres of discourse and Irene Machado's (2014) conceptual openness about discourse formation studies in the field of communication mediated by digital media.-
Descrição: dc.description254 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMídias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectMídia Social-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday school life-
Palavras-chave: dc.subjectDigital media-
Palavras-chave: dc.subjectGenres of discourse-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Título: dc.titleEducação e comunicação: diálogos sobre interação mediada por mídias digitais no cotidiano escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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