Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Helen Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Farias, Mônica Vasconcellos de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Luana Santoro de Lavor dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758104 | - |
Descrição: dc.description | Essa monografia é fruto da pesquisa sobre mediação no contexto escolar, trazendo as experiências da pesquisadora como mediadora numa escola privada do município de Niterói. Metodologicamente, sendo uma pesquisa qualitativa, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre o tema e realizado entrevista com uma estagiária em Pedagogia na função da mediação escolar. Como referencial teórico a pesquisa foi discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Compõe este trabalho as experiências da autora desta pesquisa, exposta através de um relato crítico e de fotos que demonstram e registram a mediação realizada na prática para que acontecesse um aprendizado significativo. O estudo permitiu tensionar o campo da mediação escolar e demonstrar que ainda precisamos intensificar a luta por uma Educação Inclusiva que respeite as singularidades de cada educando, reconhecendo todas as crianças, independentes das suas especificidades. Trazendo a urgência de um olhar mais atento, para a inclusão das crianças com deficiências. | - |
Descrição: dc.description | Esta monografía es resultado de una investigación sobre mediación en el contexto escolar, trayendo las experiencias del investigador como mediador en una escuela privada de la ciudad de Niterói. Metodológicamente, al ser una investigación cualitativa, se desarrolló una revisión bibliográfica sobre el tema y se realizó una entrevista a una pasante de Pedagogía en el rol de mediación escolar. Como referente teórico, la investigación fue discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Este trabajo comprende las experiencias del autor de esta investigación, expuestas a través de un informe crítico y fotografías que demuestran y registran la mediación realizada en la práctica para que se produzcan aprendizajes significativos. El estudio permitió tensar el campo de la mediación escolar y demostrar que aún es necesario intensificar la lucha por una educación inclusiva que respete las singularidades de cada alumno, reconociendo a todos los niños, independientemente de sus especificidades. Trayendo la urgencia de una mirada más cercana a la inclusión de los niños con discapacidad. | - |
Descrição: dc.description | 55 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiencia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación especial inclusiva | - |
Título: dc.title | Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: