Mediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Helen Pereira-
Autor(es): dc.contributorFarias, Mônica Vasconcellos de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Luana Santoro de Lavor dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32333-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758104-
Descrição: dc.descriptionEssa monografia é fruto da pesquisa sobre mediação no contexto escolar, trazendo as experiências da pesquisadora como mediadora numa escola privada do município de Niterói. Metodologicamente, sendo uma pesquisa qualitativa, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica sobre o tema e realizado entrevista com uma estagiária em Pedagogia na função da mediação escolar. Como referencial teórico a pesquisa foi discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Compõe este trabalho as experiências da autora desta pesquisa, exposta através de um relato crítico e de fotos que demonstram e registram a mediação realizada na prática para que acontecesse um aprendizado significativo. O estudo permitiu tensionar o campo da mediação escolar e demonstrar que ainda precisamos intensificar a luta por uma Educação Inclusiva que respeite as singularidades de cada educando, reconhecendo todas as crianças, independentes das suas especificidades. Trazendo a urgência de um olhar mais atento, para a inclusão das crianças com deficiências.-
Descrição: dc.descriptionEsta monografía es resultado de una investigación sobre mediación en el contexto escolar, trayendo las experiencias del investigador como mediador en una escuela privada de la ciudad de Niterói. Metodológicamente, al ser una investigación cualitativa, se desarrolló una revisión bibliográfica sobre el tema y se realizó una entrevista a una pasante de Pedagogía en el rol de mediación escolar. Como referente teórico, la investigación fue discutida por autores como Mousinho (2010), Vilaronga (2014), Paulo Freire (2012), Viana (2015), Dultra (2007), entre outros. Este trabajo comprende las experiencias del autor de esta investigación, expuestas a través de un informe crítico y fotografías que demuestran y registran la mediación realizada en la práctica para que se produzcan aprendizajes significativos. El estudio permitió tensar el campo de la mediación escolar y demostrar que aún es necesario intensificar la lucha por una educación inclusiva que respete las singularidades de cada alumno, reconociendo a todos los niños, independientemente de sus especificidades. Trayendo la urgencia de una mirada más cercana a la inclusión de los niños con discapacidad.-
Descrição: dc.description55 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectMediación-
Palavras-chave: dc.subjectExperiencia-
Palavras-chave: dc.subjectEducación especial inclusiva-
Título: dc.titleMediação: olhar e escuta sensível do educador no trabalho com a educação especial inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.