Gestão pública: o princípio da eficiência trouxe melhoria aos serviços públicos?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Isabel-
Autor(es): dc.contributorLeite, Clemente Gonzaga-
Autor(es): dc.contributorMeirelles, Camyla D Elyz do Amaral-
Autor(es): dc.creatorCosta, Bruno José Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758099-
Descrição: dc.descriptionO Princípio da Eficiência foi integrado à Constituição Federal, através da Emenda Constitucional nº 19/98, com o intuito de trazer melhoria da qualidade, da eficiência e redução de custos na prestação do serviço público; e o estímulo à participação popular. Já que o cidadão tem o direito à informação, à participação e a reclamação, possibilitando, assim, o direito de controlar a eficiência no serviço público. Desta forma, exercendo sua cidadania e contribuindo para a satisfação do interesse coletivo. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar o nível de eficiência dos serviços públicos federais, na visão dos cidadãos. Esta pesquisa é classificada como pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo, além de quantitativa e qualitativa. A coleta dos dados foi feita através de um questionário, composto de 13 (treze) questões, sendo 03 (três) perguntas subjetivas e 10 (dez) objetivas, foi aplicado entre 11 e 19 de abril de 2014. A amostra é composta por 32 respondentes, a maior parte, de municípios do estado do Rio de Janeiro. O resultado mostrou que dos serviços públicos federais pesquisados, a Receita Federal foi a mais votada como um serviço eficiente. No que tange à gestão pública, o princípio da eficiência, ainda, precisa ser, efetivamente, incorporado aos serviços públicos, já que a maioria dos respondentes indicou que melhoraria no serviço público, o atendimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiços públicos-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectServiço público-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência-
Título: dc.titleGestão pública: o princípio da eficiência trouxe melhoria aos serviços públicos?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.