Imagens vigiadas : uma história social do cinema no alvorecer da Guerra Fria, 1945-1954

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Autor(es): dc.contributorEssus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade-
Autor(es): dc.contributorCPF:33367598922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5456423540789233-
Autor(es): dc.creatorValim, Alexandre Busko-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:49:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:49:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17083-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758097-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEntre 1945 e 1954, diversas manifestações políticas, religiosas, econômicas e culturais foram fomentadas pela disseminação do anticomunismo na sociedade brasileira e estadunidense. A partir de uma concepção de História Social do Cinema, procuramos analisar o impacto social de filmes estadunidenses com mensagens anticomunistas exibidos no Brasil e, desse modo, contribuir para uma maior reflexão e entedimento da construção desse ideário em ambos os países. Os filmes produzidos em Hollywood com mensagens anticomunistas, e determinadas notícias em jornais e revistas formaram parte de um circuito comuncacional composto por maniefestações, folhetos, despachos diplomáticos, programas de rádio, palestras, dentre outros. O cirucuito emissão/mediiação/recepção desses produtos e o seu caráter transnacional, revela que apaixonadas defesas da necessidade de se conter e combater o Comunismo nem sempre foram motivadas por princípios éticos, morais ou religiosos, sobretudo ao observarmos atentamente um dos veículos que mais auxiliou na disseminação do anticomunismo, o Cinema. O modo como comunistas e anticomunistas foram representados nesses filmes, e como tais representações foram tratadas por jornais e revistas do período foram interpretadas em seu contexto de produção par se compreender como eles se relacionaram com as estruturas de dominação. Outrossim, investigamos as forças de resistência a essas representações, as posições ideológicas que propalaram nos debates e em lutas sociais do período. É frequente na historiografia que trata do anticomunismo no Brasil, a concepção de que o anticomunismo tenha sido menos intenso nas décadas de 1940 e 1950 do que nos anos que antecedem e sucedem esse período. No entanto, ao estudarmos a historicidade da prática anticomunista desvelamos um extenso e impetuoso esforço de diferentes atores sociais para se prevenir e combater o Comunismo. Tal quadro demonstra a dificuldade em se entender o anticomunismo do período sem um detido exame das ações do Estado, de organismos sociais e de indivíduos. Apesar de suas variantes, das diferenças de suas idéias e de suas práticas políticas, as suas infuências sociais, notadamente no Cinema, são visíveis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em História-
Publicador: dc.publisherHistória-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectAspecto político do cinema-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra fria-
Palavras-chave: dc.subjectAnticomunismo-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento anticomunista-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA-
Título: dc.titleImagens vigiadas : uma história social do cinema no alvorecer da Guerra Fria, 1945-1954-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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