Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Fernanda Ester Sanchez | - |
Autor(es): dc.contributor | Rios, Flávia Mateus | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Rachel Barros de | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Rossana Brandão | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Marina Ferreira Mariano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:49:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:49:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23796 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758088 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem o intuito de construir uma análise de como as mulheres negras experimentam o espaço público das cidades, com a proposta do uso da raça e do gênero como categorias analíticas. Para tal, elaborou-se a problematização da divisão racial do espaço a partir de uma revisão teórica de pesquisas que discorrem sobre o processo de formação das cidades, dando especial atenção às ferramentas utilizadas para a expulsão da população negra dos espaços urbanos mais valorizados. Houve um esforço de desmistificação da falsa ideia de democracia racial brasileira e de busca pelos desdobramentos desta crença no âmbito social e nos estudos urbanos. Considerando a posição de subalternização experimentada pelo sujeito da pesquisa, estruturou-se uma caracterização deste grupo com o objetivo de emergir suas especificidades. Centrando a investigação nas articulações entre o racismo e as práticas territoriais que atravessam o cotidiano dessas mulheres, a pesquisa apresenta as narrativas espaciais das adolescentes negras estudantes do Colégio Estadual Aurelino Leal, localizado na cidade de Niterói. | - |
Descrição: dc.description | This thesis aims to analyse the practices of black women at urban public spaces, applying race and gender as analytical categories. To that end, racial segregation in cities is investigated through a theoretical review of researches that comprise cities formation, mostly to expose the hidden tools used to expel black people from profitable areas. Coupled with an effort to demystify the mistaken idea of a running racial democracy in Brazil, this thesis also intends to expose the effects of this inaccurate belief on social sphere as well as urban studies. Furthermore, as a strategy to contradict the subaltern stereotype attributed to black women, this research includes an analysis of the mentioned group addressed to uncover their characteristics. By focusing the attention to the articulations between racism and territorial practices, part of this research comprises a description of spatial narratives from black teenagers students of Colégio Estadual Aurelino Leal, a public high school located at Niteroi (Rio de Janeiro, Brazil). | - |
Descrição: dc.description | 156 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas territoriais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Estadual Aurelino Leal (Niterói, RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public space | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban space | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spatial practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racism | - |
Título: dc.title | As mulheres negras e o espaço público: um encontro subversivo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: