Museus: construindo processos de ensino aprendizagem em espaços de educação não formal - possibilidades, desafios e perspectivas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.contributorPereira, Natália Silva-
Autor(es): dc.creatorAragão, Jade Maria Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24001-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758062-
Descrição: dc.descriptionA proposta deste trabalho é promover reflexões sobre o potencial pedagógico do museu, compreendido aqui como uma ferramenta potente no processo de ensino- aprendizagem. Dessa maneira, a investigação sobre suas possibilidades, desafios e perspectivas foi desenvolvida através do diálogo entre espaço museal, a escola e, em especial, o ensino de Sociologia. Do ponto de vista metodológico, com o objetivo de aprofundamento na temática, foi elaborado um formulário online destinado a professores da Educação Básica e foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com profissionais que representam o museu e a escola. Através da caracterização do processo de implementação da função educativa nos museus e da análise dos dados coletados, buscou-se chamar a atenção para a indispensabilidade da popularização dos museus, compreendendo a importância de ressignificar estes espaços e potencializar seu papel educativo inclusivo com ações que valorizem a presença e participação das juventudes periféricas.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this work is to promote reflections on the pedagogical potential of the museum, understood here as a powerful tool in the teaching-learning process. In this way, the investigation of its possibilities, challenges and perspectives was developed through the dialogue between museum space, the school and, in particular, the teaching of Sociology. From the methodological point of view, in order to deepen the theme, an online form was created for teachers of Basic Education and two semi-structured interviews were conducted with professionals representing the museum and the school. Through the characterization of the process of implementing the educational function in museums and the analysis of the data collected, we sought to draw attention to the indispensability of popularizing museums, understanding the importance of reframing these spaces and enhancing their inclusive educational role with actions that value the presence and participation of peripheral youth.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pública-
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectMuseu-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pública-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectMuseum-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectPublic education-
Palavras-chave: dc.subjectYouths-
Palavras-chave: dc.subjectSociology teaching-
Título: dc.titleMuseus: construindo processos de ensino aprendizagem em espaços de educação não formal - possibilidades, desafios e perspectivas.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.