Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Renata de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Natália Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Aragão, Jade Maria Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24001 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758062 | - |
Descrição: dc.description | A proposta deste trabalho é promover reflexões sobre o potencial pedagógico do museu, compreendido aqui como uma ferramenta potente no processo de ensino- aprendizagem. Dessa maneira, a investigação sobre suas possibilidades, desafios e perspectivas foi desenvolvida através do diálogo entre espaço museal, a escola e, em especial, o ensino de Sociologia. Do ponto de vista metodológico, com o objetivo de aprofundamento na temática, foi elaborado um formulário online destinado a professores da Educação Básica e foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas com profissionais que representam o museu e a escola. Através da caracterização do processo de implementação da função educativa nos museus e da análise dos dados coletados, buscou-se chamar a atenção para a indispensabilidade da popularização dos museus, compreendendo a importância de ressignificar estes espaços e potencializar seu papel educativo inclusivo com ações que valorizem a presença e participação das juventudes periféricas. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this work is to promote reflections on the pedagogical potential of the museum, understood here as a powerful tool in the teaching-learning process. In this way, the investigation of its possibilities, challenges and perspectives was developed through the dialogue between museum space, the school and, in particular, the teaching of Sociology. From the methodological point of view, in order to deepen the theme, an online form was created for teachers of Basic Education and two semi-structured interviews were conducted with professionals representing the museum and the school. Through the characterization of the process of implementing the educational function in museums and the analysis of the data collected, we sought to draw attention to the indispensability of popularizing museums, understanding the importance of reframing these spaces and enhancing their inclusive educational role with actions that value the presence and participation of peripheral youth. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museum | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youths | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology teaching | - |
Título: dc.title | Museus: construindo processos de ensino aprendizagem em espaços de educação não formal - possibilidades, desafios e perspectivas. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: