Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertagnolli, Denise de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Huguenin, Julliane Yoneda | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Andréa Aparecida Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Pâmella Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22427 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758033 | - |
Descrição: dc.description | O Estudo de Caso é uma metodologia de ensino que vem sendo utilizada amplamente no Ensino de Química. Neste trabalho foi elaborada uma proposta pedagógica utilizando o Estudo de Caso a partir de um tema gerador inspirado na perspectiva CTSA, baseado nos impactos ambientais e sociais causados por resíduos siderúrgicos depositados irregularmente no bairro Volta Grande IV, localizado na cidade de Volta Redonda. Foi proposto um estudo de caso intitulado de “A saúde de Cecília” para promover um ensino investigativo no desenvolvimento dos conteúdos de reações de oxirredução no Ensino Médio, para alunos do 3º ano. Na organização do caso foram utilizadas fichas de acompanhamento para a aplicação e verificação da problemática do caso, e recortes de notícias para complementar e fornecer dados para auxiliar na investigação. Acredita-se que a proposta criada, possui potencial para o desenvolvimento do raciocínio crítico e de habilidades cognitivas dos alunos, como interpretação, argumentação, comunicação oral e escrita, entre outras, bem como o exercício de tomada de decisão, a partir da contextualização diante de fatos reais, o que, consequentemente, poderá contribuir para o ensino e aprendizagem de reações de oxirredução. | - |
Descrição: dc.description | The Case Study is a teaching methodology that has been widely used in Chemistry Teaching. In this work, a pedagogical proposal was elaborated using the Case Study from a generating theme inspired by the CTSA perspective, based on the environmental and social impacts caused by steel waste deposited irregularly in the Volta Grande IV neighborhood, located in the city of Volta Redonda. A case study entitled “Cecília’s Health” was proposed to promote investigative teaching in the development of the contents of redox reactions in high school, for stud ents of the last school year. In the organization of the case, follow-up forms were used for the verification and application of case, and news clippings to complement and provide data to aid in the investigation. It is believed that the proposal created has the potential for the development of critical reasoning and cognitive abilities of students as interpretation, argumentation, oral and written communication, among others, as well as the exercise of decision-making, from the contextualization before real facts, which may contribute to the teaching and learning of redox reactions. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reações de oxirredução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Resíduo siderúrgico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Volta Redonda (RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redox reactions | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | - |
Título: dc.title | Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: