
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Linhares, Célia Frazão Soares | - |
| Autor(es): dc.contributor | CPF:33901384715 | - |
| Autor(es): dc.creator | Melo, Ruth Ramiro de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18201 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758025 | - |
| Descrição: dc.description | With this research, we tried to recognize why, when and how the actions developed in the process of the construction of Pedagogical Political Project of the Network of Schools of São Gonçalo-RJ (2003-2004), took collective dimensions, making prevail movements where these schools and their teachers increased their autonomy, including, creation and solidarity. Thus, sought is mapping collisions, struggles and creating statements that were happening during the movement that filled the schools in that period, and the limitations, the locks and the contradictions that accompanied them. It took as a reference for theoretical discussions, elaborations of Walter Benjamin, Paulo Freire and Célia Linhares, which improved experiences that do not separate from a multiplicity of voices and feelings produced by the subject in their stories. For this, appealed to the narratives, tool for expression of experience in the process of remembering, seeking the path of women and men as natural events and plurals in experiments that emerged within the meaning of Benjamin, a living memory of the unfinished stories process of teaching. The tapping occurred during the process of discussion of Political Pedagogical Projects in search of dialogical relationship of past demands that claimed the entrelacement of other stories to education of the city, from the own experience of the Network, to recreate collective actions. | - |
| Descrição: dc.description | Com a presente pesquisa procurou-se reconhecer por que, quando e como as ações desenvolvidas no processo de construção dos Projetos Políticos Pedagógico das escolas da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo-RJ (2003-2004), assumiram dimensões instituintes, fazendo prevalecer movimentos em que essas escolas e seus educadores ampliaram seus exercícios de autonomia, includência, criação e solidariedade. Assim, buscouse cartografar embates, lutas e afirmações criadoras que foram acontecendo no decorrer dos movimentos que impregnaram as escolas no referido período, bem como, os cerceamentos, as travas e as contradições que também lhes acompanharam. Tomou-se como referência, para as teorizações, elaborações de Walter Benjamin, Paulo Freire e Célia Linhares, que valorizaram experiências que não se descolam de uma multiplicidade de vozes e sentidos produzidos pelos sujeitos em suas histórias. Para tanto, recorreu-se às narrativas, ferramenta para expressão das experiências, no processo de rememoração, resgatando a trajetória de mulheres e homens, como manifestações singulares e plurais em que pulsaram experiências, na acepção de Benjamin; uma memória viva de histórias inacabadas no processo de construção pedagógica. As escutas ocorreram durante o processo de discussão dos Projetos Políticos Pedagógicos, na procura da relação dialógica de exigências passadas que reivindicaram a tessitura de outras histórias para educação da cidade, partindo da própria experiência da Rede, para recriar ações coletivas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
| Publicador: dc.publisher | Educação | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos instituintes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos coletivos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | São Gonçalo (RJ) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Political pedagogical projects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experience | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Collective movements | - |
| Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
| Título: dc.title | Projeto político pedagógico: uma experiência instituinte em São Gonçalo-RJ | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: