Modelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Guido Vaz-
Autor(es): dc.contributorBella, Ricardo Luiz Fernandes-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Rodolfo-
Autor(es): dc.creatorMatta, Leylane Drumond da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23448-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758024-
Descrição: dc.descriptionConsiderando a dificuldade enfrentada pelos prestadores de serviço de Tecnologia da Informação, em entregar seus projetos dentro dos limites de prazo e custo estabelecidos e dentro dos pré-requisitos estipulados pelo cliente, o presente estudo objetivou realizar uma análise de aderência com base no Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) para nortear na solução de problemas e na obtenção de desempenho satisfatório na relação de terceirização entre clientes e prestadores de serviços de tecnologia da informação. Para tanto, foram coletadas e analisadas avaliações da empresa cliente acerca das práticas desenvolvidas ao longo do modelo selecionado eSCM-SP. Para este fim foi utilizado como método de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e questionário. Finalmente, a partir da análise dos dados, foi possível notar a contribuição que o modelo eSCM-SP, é capaz de oferecer. Com a ajuda do modelo, foi possível apontar problemas críticos da parceria, promover o confronto de percepção de serviço prestado clientes e prestador de serviço, além de nortear nas proposições de melhoria.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the difficulty faced by IT service providers in delivering their projects within the established time and cost limits and within the client's prerequisites, this study aimed to perform a compliance analysis based on the Capability Model for Service Providers (eSCMSP) to guide in troubleshooting and achieving satisfactory performance in the outsourcing relationship between customers and information technology service providers. For this, evaluations of the client company about the practices developed along the selected model eSCM-SP were collected and analyzed. For this purpose, the bibliographic research and questionnaire were used as data collection method. Finally, from the data analysis, it was possible to notice the contribution that the eSCM-SP model is able to offer. With the help of the model, it was possible to point out critical partnership problems, promote the confrontation of service perception between customers and service providers, and guide the improvement propositions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjecteSCM-SP-
Palavras-chave: dc.subjectBoas práticas-
Palavras-chave: dc.subjectTerceirização-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da Informação-
Palavras-chave: dc.subjectPrestação de serviço-
Palavras-chave: dc.subjectPrestação de Serviço-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da Informação-
Palavras-chave: dc.subjecteSCM-SP-
Palavras-chave: dc.subjectGood practices-
Palavras-chave: dc.subjectOutsourcing-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology of information-
Título: dc.titleModelos de referência de boas práticas como forma de desenvolver o desempenho na prestação de serviços de tecnologia da informação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.