Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira de Sá, Simone | - |
Autor(es): dc.contributor | Trotta, Felipe | - |
Autor(es): dc.contributor | Liska, Mercedes | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1844793086185671 | - |
Autor(es): dc.creator | Saretto, Pauline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24580 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758017 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo central compreender como o feminismo se agencia dentro da música sertaneja, com foco no atual movimento feminejo. Para tanto, realizamos, primeiramente, um resgate contextual da história do gênero musical sertanejo desde suas origens, buscando identificar a presença das mulheres ao longo de sua consolidação. A seguir, adentramos na análise do corpus dedicado ao feminejo, constituído por análise das performances das artistas Marilia Mendonça e a dupla Simone e Simaria, explorando as representações, disputas de sentido, contradições e limites das práticas feministas enunciadas pelo feminejo. Para desenvolver os objetivos propostos, foi utilizada a combinação de diferentes metodologias. Isto é, procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas - com um resgate do contexto histórico das mulheres na música sertaneja - e qualitativas - com uma de análise de conteúdo categorial - em um mesmo desenho de pesquisa. Desta maneira podemos concluir que as representações do feminismo dentro deste cenário são marcadas por disputas, criando espaços abertos e vínculos para certas mobilizações de práticas feministas. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this work is to understand how feminism operates within country music, focusing on the current feminejo movement. Therefore, we first carried out a contextual review of the history of the sertanejo musical genre since its origins, seeking to identify the presence of women throughout its consolidation. Next, we go into the analysis of the corpus dedicated to feminejo, constituted by the analysis of the performances of the artists Marilia Mendonça and the duo Simone and Simaria, exploring the representations, disputes of meaning, contradictions and limits of the feminist practices enunciated by the feminejo. To develop the proposed objectives, a combination of different methodologies was used. That is, procedures of collection, analysis and combination of quantitative techniques - with a rescue of the historical context of women in country music - and qualitative - with a categorical content analysis - in the same research design.In this way, we can conclude that the representations of feminism within this scenario are marked by disputes, creating open spaces and links for certain mobilizations of feminist practices. | - |
Descrição: dc.description | 109f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminejo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero Musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sertanejo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disputas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música sertaneja | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminejo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical Genre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sertanejo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disputes | - |
Título: dc.title | O que há de feminista no Feminejo? Gênero musical, identidades de gêneros e disputas dentro da música sertaneja | - |
Título: dc.title | What is feminist about Feminejo? Musical genre, gender identities and disputes within country music | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: