Proposta de formatação de franquia para uma escola de futebol

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorViera, Luis Enrique Valdiviezo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4918010820247064-
Autor(es): dc.contributorSilva, Maria Helena Teixeira da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1752838097043388-
Autor(es): dc.contributorCosenza, Harvey José Santos Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8717048323055955-
Autor(es): dc.contributorBella, Ricardo Luiz Fernandes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1022212462337085-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Wellington Siqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28496-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758014-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo propor uma formatação de configuração de franquia para comercialização para uma escola de futebol, localizada no interior do estado do Rio de Janeiro. O trabalho oferece subsídios e ferramentas para auxiliar os gestores da escola de futebol na introdução do negócio no mercado de franquia e proporcionar à escola um fortalecimento da marca e aumento em sua receita, através de uma estratégia de faturamento em escala. Para realizar o estudo foi utilizada a metodologia Design Science Research (DSR). A aplicação da metodologia escolhida foi implementada em 6 etapas, sendo essas: identificação do problema, definição dos resultados esperados, projeto e desenvolvimento, demonstração, avaliação e, por fim, comunicação. Dessa forma, na etapa de identificação do problema foi realizada uma entrevista com a gestora administrativa do empreendimento e uma análise dos últimos resultados financeiros da escola, o que permitiu a percepção de que há uma estagnação na lucratividade da empresa. Com isso, foi realizada uma pesquisa mercadológica para determinar quais as principais características que a franquia a ser formatada deveria possuir para atingir os resultados esperados. Essa pesquisa, juntamente com a revisão bibliográfica, possibilitou a compreensão do funcionamento do sistema de franquias e definir fatores como: taxas e valores que devem ser aplicados na franquia, políticas territoriais, obrigações a serem exercidas pelo franqueado e quais tipos de apoios devem ser oferecidos pelo criador da rede de franquia, fatores esses que servirão como base para a Circular de Oferta de Franquia (COF) e para o funcionamento e comercialização do negócio-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to propose a franchise configuration formatting for commercialization for a soccer school, located in the state’s countryside of Rio de Janeiro. The work provides subsidies and tools to assist the managers of the soccer school and in the introduction of the business in the franchise market and provide the school with a strengthening of the brand and increase in its revenue, through a strategy of billing at scale. To perform the study, the Design Science Research (DSR) methodology was used. The application of the chosen methodology was implemented in 6 stages, which were: problem identification, definition of expected results, design and development, demonstration, evaluation and, lastly, communication. Thus, in the stage of identifying the problem, an interview was conducted with the administrative management of the enterprise and an analysis of the last financial results of the school, which allowed the perception that there is a stagnation in the profitability of the company. With this, market research was carried out to determine which the main characteristics the franchise to be formatted should have to achieve the expected results. This research, together with the literature review, made it possible to understand the functioning of the franchise system and define factors such as: fees and values that should be applied in the franchise, territorial policies, obligations to be exercised by the franchisee and what types of support should be offered by the creator of the franchise, factors that will serve as the basis for the Franchise Offer Circular and for the function and marketing of the business-
Descrição: dc.description82 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de Franquias-
Palavras-chave: dc.subjectFaturamento-
Palavras-chave: dc.subjectFortalecimento de Marca-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Futebol-
Palavras-chave: dc.subjectFranquia-
Palavras-chave: dc.subjectFranchise System-
Palavras-chave: dc.subjectBilling-
Palavras-chave: dc.subjectBrand Strengthening-
Palavras-chave: dc.subjectFootball School.-
Título: dc.titleProposta de formatação de franquia para uma escola de futebol-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.