O ensino de PBE no mundo dos negócios : gêneros textuais e escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorCPF:56398695622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799930E0-
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:34598657922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758837P9-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Patrícia Maria Campos de-
Autor(es): dc.contributorCPF:45809731122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2244258038317959-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Andrea Lima Belfort-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-12-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758011-
Descrição: dc.descriptionThe growth of globalization in the latter half of the 20th century has brought with it many profound transformations in our society. In business, a growing internationalization of the production and commercialization of goods and services is clearly visible, catalyzed by technological advances and greater flexibility between borders of nations, especially in socio-economic and financial terms. However, national borders within business have not been quite as flexible. Understanding both the language and the culture of a foreign business can contribute to success in a entrepreneurial context. Given this context, some books have been published in recent years to teach Portuguese to foreigners interested in establishing business with Brazil. In this study, materials published in Brazil with a focus in teaching Portuguese for the purpose previously described were analyzed. Our analysis identified the discoursive genres offered for study. It's result was contrasted with data obtained from questionaries related to the discoursive genres that were produced in portuguese by foreigners enrolled in the world of business in Rio de Janeiro, seeking to verify their suitability in the context of international business. The research showed that there is, in general, a low rate of production tasks based on written genres and they do not meet the writing requirements for the target audience. This demonstrates the need to invest in improving and developing materials that address the issue of the writing text focused on different genres within business in a more comprehensive way.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionO processo de globalização, intensificado no final do século XX, trouxe inúmeras e profundas transformações para a nossa sociedade. Na área de negócios, observamos uma crescente internacionalização da produção e da comercialização de bens e serviços, facilitados pelos avanços tecnológicos e maior flexibilização das fronteiras entre as nações, sobretudo em termos sócioeconômicos e financeiros. Diante desse quadro, podemos afirmar que as fronteiras do mundo dos negócios nunca estiveram tão flexíveis. Nesse contexto, conhecer o idioma e a cultura do interlocutor pode significar sucesso em um empreendimento. Nos últimos anos foram publicadas obras destinadas ao ensino de português para estrangeiros interessados em estabelecer negócios com o Brasil. Nesta pesquisa, foram analisados materiais didáticos publicados no Brasil com foco no ensino do português para a finalidade descrita. Na análise, foi constatada a presença de atividades de escrita baseadas em gêneros textuais. Os achados foram confrontados com dados provenientes de questionários relativos aos gêneros produzidos, em Língua Portuguesa, por estrangeiros inseridos no mundo dos negócios no Rio de Janeiro, com o objetivo de identificar a existência ou não de correlação entre os mesmos. A pesquisa demonstrou que há, de modo geral, um baixo índice de atividades de produção escrita nos materiais analisados e que as mesmas não correspondem às necessidades de escrita do público-alvo, ficando evidente a necessidade de se investir no aperfeiçoamento e elaboração de materiais que contemplem de modo mais abrangente a questão da produção textual com foco no domínio dos diferentes gêneros da esfera empresarial.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguês do Brasil para estrangeiros-
Palavras-chave: dc.subjectNegócios-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros textuais-
Palavras-chave: dc.subjectProdução escrita-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas para fins específicos-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian portuguese for foreigners-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse genre-
Palavras-chave: dc.subjectWriting production-
Palavras-chave: dc.subjectDidact material-
Palavras-chave: dc.subjectLanguages for specific purpose-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA-
Título: dc.titleO ensino de PBE no mundo dos negócios : gêneros textuais e escrita-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.