A lei 10.639/2003 no cotidiano escolar: um olhar sobre uma escola de curso normal da rede pública estadual do município de Itaperuna

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Rolf Ribeiro de-
Autor(es): dc.contributorLima, Silvio Cezar de Souza-
Autor(es): dc.contributorSantos, Carlos Alberto Ivanir dos-
Autor(es): dc.creatorFaria, Isabel Azeredo Uchôa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/758008-
Descrição: dc.descriptionA história brasileira foi marcada pelas políticas de exploração, tendo na escravidão o modelo mercantilista de aculturação de massa, com africanos escravizados submetidos a tentativa de anulação de sua memória cultural e moldados as formas de vida eurocêntricas, nas quais a sociedade brasileira embasou-se. No entanto, o desejo pela liberdade estimulou os afros descendentes a gerar modelos de resistências entre elas, onde se destacaram a criação de movimentos politicamente organizados, a fim de pressionar a sociedade brasileira. O resultado deste processo de lutas é a formulação de leis e diretrizes que obrigaram o reconhecimento das contribuições de africanos e indígenas para a formação do povo brasileiro. Assim conhecer a importância da formação do professor no curso normal surge como uma via na construção de uma nova maneira e mentalidade de reconhecer o negro e sua cultura. A temática étnico-racial deve se fazer presente nas fases iniciais do processo educacional brasileiro, contribuindo para a valorização e reconhecimento da história do negro. O objetivo desta pesquisa foi a construir práticas pedagógicas com o intuito de auxiliar o professor no cumprimento da Lei 10.639/03 em uma escola de curso normal no município de Itaperuna. A metodologia utilizada se apoia na pesquisa de natureza qualitativa descritiva, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações de atividades orientadas, depoimento dos educandos durante e após a elaboração das práticas pedagógicas interventivas, cujos sujeitos da pesquisa são os discentes de uma escola de curso normal da rede estadual de Itaperuna, município do Noroeste Fluminense-
Descrição: dc.descriptionBrazilian history was marked by exploitation policies, having slavery as the mercantilist model of mass acculturation, with enslaved Africans subjected to an attempt to cancel their cultural memory, and shaped to the Eurocentric forms of life on which Brazilian society was based. However, the desire for freedom stimulated African descendants to generate models of resistance among them, where the creation of politically organized movements stood out, in order to pressure Brazilian society. The result of this struggle process is the formulation of laws and guidelines that obliged the recognition of the contributions of Africans and indigenous to the formation of the Brazilian people. Thus, knowing the importance of teacher education in the Teacher Education Course emerges as a way to build a new way and mindset to recognize black people and their culture. The ethnic-racial theme must be present in the early stages of the Brazilian educational process, contributing to the appreciation and recognition of the history of the Black. The aim of this research was to build pedagogical practices in order to assist the teacher in complying with Law 10.639/03 in a teacher education school, in Itaperuna. The methodology is based on qualitative descriptive research with research-action. For data collection and decision making during the research process, we used questionnaires, observations of guided activities, and testimonials of students during and after the elaboration of the interventional pedagogical practices. The subjects of the research are the students of a teacher education school from Northwest of the state of Rio de Janeiro, in Itaperuna-
Descrição: dc.description116 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLei 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 10.639/03-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practices-
Palavras-chave: dc.subjectBlack-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Título: dc.titleA lei 10.639/2003 no cotidiano escolar: um olhar sobre uma escola de curso normal da rede pública estadual do município de Itaperuna-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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