Unity: uma ferramenta de auxílio para o desenvolvimento de jogos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBalbi, Helga Dolorico-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Luiz Paulo do-
Autor(es): dc.creatorVaz, Cristiano Cordeiro Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757992-
Descrição: dc.descriptionA indústria de games digitais tem apresentado grande crescimento nos últimos anos, sendo esperado um aumento de 40% para 2021. Devido à pandemia do Covid-19 e ao isolamento, essa indústria vem experimentando um alto número de usuários, visto que muitos acabam optando por games para passarem o tempo. Infelizmente, a produção de jogos é bastante trabalhosa e difícil, já que exige uma grande quantidade de códigos e algoritmos até mesmo para as ações mais simples. Este estudo visa demonstrar a importância e eficácia da ferramenta Unity para o desenvolvimento de jogos 2D e retro tanto de maneira profissional, como acadêmica. O uso desta ferramenta permite um desenvolvimento mais rápido de jogos, visto que esta possui mecanismos internos próprios que reduzem a quantidade de códigos que teriam de ser criados. Inicialmente, o trabalho apresenta uma breve introdução sobre o cenário de jogos 2D e retro, explicando um pouco sobre seus gêneros e peculiaridades, e alguns exemplos de jogos desenvolvidos com Unity. A seguir, apresenta a ferramenta Unity, bem como suas principais funcionalidades, em sua versão gratuita, para o desenvolvimento de jogos. Também, de maneira breve, serão apresentadas algumas ferramentas para obtenção de assets, que são elementos sonoros e/ou visuais usados nos jogos. Em seguida, será demonstrado o uso do Unity para o desenvolvimento de personagens, movimentação, animação, um sistema simples de combate, movimento de câmera e menus. Finalmente, o estudo discutirá um pouco das facilidades e dificuldades encontradas no uso da ferramenta desde o início até o término da demonstração de desenvolvimento. Os resultados também serão discutidos, tendo eles sido bem satisfatórios e dentro do escopo proposto, mostrando o potencial da Unity-
Descrição: dc.descriptionThe digital gamming industry has shown great growth in recent years, with an expected increase of 40% for 2021. Due to the Covid-19 pandemic and the isolation, this industry has been experiencing a high number of users, as many end up opting for games as a past time activity. Unfortunately, game production is quite laborious and difficult, as it requires a lot of code and algorithms for even the simplest actions. This study aims to demonstrate the importance and effectiveness of the Unity tool for the development of 2D and retro games both professionally and academically. Using this tool allows for faster game development, as it has its own internal mechanisms that reduce the amount of code that would have to be created. Initially, the work presents a brief introduction about the 2D and retro game scene, explaining a little about their genres and peculiarities, and some examples of games developed with Unity. Next, it presents the Unity tool, as well as its main features, in its free version for game development. Also, briefly, some tools for obtaining assets will be presented, which are sound and/or visual elements used in games. Then, the use of Unity for character development, movement, animation, a simple combat system, camera movement and menus will be demonstrated. Finally, the study will discuss some of the easiness and difficulties found in using the tool from the beginning to the end of the development demonstration. The results will also be discussed, being very pleasing and inside the project scope, showing Unity’s potential-
Descrição: dc.description64 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectUnity-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectRetro-
Palavras-chave: dc.subject2D-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em computador-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de produto-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Título: dc.titleUnity: uma ferramenta de auxílio para o desenvolvimento de jogos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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