Verdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPérez, Beatriz Pérez-
Autor(es): dc.contributorCorsino, Beatriz Pérez-
Autor(es): dc.contributorEstácio, Gisele de Araújo Gouvêa-
Autor(es): dc.contributorOberg, Lurdes Perez-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Amanda Martino de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14533-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757991-
Descrição: dc.descriptionTodas as crianças e jovens, de 4 a 17 anos, têm o direito fundamental de frequentar a escola pública no Brasil, garantindo o seu acesso aos conhecimentos valorizados socialmente e que vão prepará-los para a entrada no mercado de trabalho. Porém, a história nos mostra que a escola tem falhado no que diz respeito à permanência do aluno na escola. Inclusão está feita com ressalvas que ocasiona fenômenos como o fracasso escolar. Diante disso, o que se observa em todo país são os jovens abandonando a escola, após repetirem o ano letivo diversas vezes, por não se sentirem fazendo parte daquela instituição. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola pública, a partir da experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar, no curso de graduação em Psicologia. A pesquisa foi feita com um grupo de 15 alunos de uma turma diurna da EJA– Educação de Jovens e Adultos, matriculados numa escola municipal de Campos dos Goytacazes. Muitos desses alunos tinham um histórico de repetências, alguns tinham abandonado a escola e estavam voltando a estudar naquele ano. A presente pesquisa objetiva compreender por que estes alunos continuavam frequentando a escola, mesmo diante dos discursos negativos por parte de professores e funcionários. A turma era considerada a “pior”, a “mais difícil” da escola, e os jovens como aqueles que “não têm mais jeito”, os “vagabundos”. Buscamos compreender também quais os atravessamentos que tornavam o trabalho dos educadores tão árduo e desgastante. Analisamos os dados utilizando as falas dos professores e dos alunos sobre a dinâmica escolar. Esperamos com este trabalho trazer reflexão para o fenômeno do fracasso escolar cuja responsabilidade ainda é colocada no aluno, o que faz com que a escola não se implique nas relações socioescolares que produzem impactos reais na vida dos agentes inseridos neste contexto-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Título: dc.titleVerdade ou consequência?: o fracasso escolar e seus impactos na formação dos jovens de uma turma de EJA, em Campos dos Goytacazes-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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