Política urbana de Niterói: do MAC ao Caminho Niemeyer

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Márcio Piñon de-
Autor(es): dc.creatorSandri, Ranyelle Cruz Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757966-
Descrição: dc.descriptionO seguinte trabalho se propõe a apresentar o processo urbano que envolve o “Caminho Niemeyer” na cidade de Niterói, Rio de Janeiro e suas dinâmicas e contradições. Idealizado após o grande sucesso do Museu de Arte Contemporânea, foi gestado com base no city marketing e empreendedorismo urbano, que difunde um consenso em torno de uma nova e contemporânea cidade cuja “autoestima” fora recuperada. Objetiva-se refletir sobre as intervenções urbanas no perímetro central de Niterói, as realizações entre o que foi proposto e que formas que de fato foram construídas para a compreensão do percurso da Cidade-Sorriso até a requalificação da orla da Baía de Guanabara apontando as rugosidades de seu espaço. Além disso, discute-se a tentativa de integração do projeto com o Centro de Niterói a partir do Programa Viva Centro e da Operação Urbana Consorciada. Para atingir tal objetivo foi feita uma abordagem qualitativa com argumentação teórica baseada em levantamento bibliográfico, de documentos e estudo de caso pensando no Caminho sob os conceitos de empreendedorismo urbano como meio de urbanização e o de espaço segundo Milton Santos-
Descrição: dc.descriptionThe following study was developed to analyze the urban process that involves the “Niemeyer Way” in the city of Niterói, Rio de Janeiro and its dynamics and contradictions. Conceived after the great success of the Museum of Contemporary Art, it was idealized based on city marketing and urban entrepreneurship, which spread an ideology about a new and contemporary city whose “self-esteem” had been recovered. The objective is to reflect on the urban interventions in the central perimeter of Niterói, the achievements between what was proposed and what forms were in fact built to understand the way of “Smile-city” to the requalification of the Guanabara Bay shore pointing out the changes of their space. In addition, the attempt to integrate the project with the Niterói Center is discussed under the Live Center Program and Consortium Urban Operation. In order to achieve this objective, a qualitative approach was used with argumentation based on a bibliographic survey, documents and case study thinking about the “Way” under the concepts of urban entrepreneurship as a means of urbanization and space according to Milton Santos-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo urbano-
Palavras-chave: dc.subjectCaminho Niemeyer (Niterói, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica urbana-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo urbano-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectCaminho Niemeyer (Niterói, RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectCaminho Niemeyer Way-
Palavras-chave: dc.subjectUrban politic-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalism-
Título: dc.titlePolítica urbana de Niterói: do MAC ao Caminho Niemeyer-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.