Investigating brazilian public sector EFL reading strategies for the blog genre

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorShepherd, David-
Autor(es): dc.contributorCPF:95635896422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Maria Elisa Knust-
Autor(es): dc.contributorCPF:10140987222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2-
Autor(es): dc.contributorShepherd, Tania Maria Granja-
Autor(es): dc.contributorCPF:08034090222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781446U3-
Autor(es): dc.creatorTavares, Marcel Bittencourt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-02-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17531-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757964-
Descrição: dc.descriptionThe present research aims at investigating both the degree to which blogs are characterized as a socially recognized genre and the reading behaviour of a group of public school EFL learners when faced with those blogs. The corpus consists of twenty selected blogs and data collected from the application of a questionnaire, group interview and think-aloud protocols performed by the target group of learners. In order to verify the genre status of the blogs, this study has drawn on Swales (1990) theory of genre analysis and utilized his criteria for identifying the discourse community involved with the blogs. The analyses carried out in this investigation have confirmed the hypotheses that blogs do represent a webgenre and that these learners reading processes are based on the use of bottom-up reading strategies,. These results revealed the need to reflect upon the way within which blogs may be applied to the EFL reading class, since they constitute a hybrid genre. The work concludes by suggesting further research, including contrastive studies regarding other web-genres and their pedagogical implications, in terms of English language teaching and learning.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa visa investigar tanto a possibilidade de caracterização de blogs como um gênero socialmente reconhecido quanto o comportamento de leitura de um grupo de alunos de inglês do ensino público em relação aos mesmos. O corpus da pesquisa compreende um grupo seleto de blogs e dados coletados a partir da aplicação de um questionário, entrevista em grupo e protocolo verbal junto aos participantes da pesquisa. Com vistas à verificação do status de gênero dos blogs, este estudo busca a teoria de análise de gênero de Swales (1990) e utiliza seus critérios para identificar a comunidade discursiva envolvida com os blogs. Ambas as análises feitas nesta investigação confirmaram as hipóteses de que os blogs representam um gênero textual e que o processo de leitura dos alunos se baseia principalmente no uso de tradução de palavras da língua alvo para a língua materna. Estes resultados revelaram a necessidade de reflexão sobre os modos pelos quais blogs podem ser utilizados nas aulas de inglês na escola pública, visto que constituem um gênero híbrido. O trabalho conclui sugerindo pesquisas contrastivas com outros gêneros na Internet e suas implicações, em termos de ensino e aprendizagem da língua inglesa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e língua-
Palavras-chave: dc.subjectBlogs-
Palavras-chave: dc.subjectWeblog-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso (Lingüística)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectInteração-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleInvestigating brazilian public sector EFL reading strategies for the blog genre-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.