Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Shepherd, David | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:95635896422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Maria Elisa Knust | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10140987222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Shepherd, Tania Maria Granja | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:08034090222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781446U3 | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Marcel Bittencourt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:48:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:48:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-10-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-02-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17531 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757964 | - |
Descrição: dc.description | The present research aims at investigating both the degree to which blogs are characterized as a socially recognized genre and the reading behaviour of a group of public school EFL learners when faced with those blogs. The corpus consists of twenty selected blogs and data collected from the application of a questionnaire, group interview and think-aloud protocols performed by the target group of learners. In order to verify the genre status of the blogs, this study has drawn on Swales (1990) theory of genre analysis and utilized his criteria for identifying the discourse community involved with the blogs. The analyses carried out in this investigation have confirmed the hypotheses that blogs do represent a webgenre and that these learners reading processes are based on the use of bottom-up reading strategies,. These results revealed the need to reflect upon the way within which blogs may be applied to the EFL reading class, since they constitute a hybrid genre. The work concludes by suggesting further research, including contrastive studies regarding other web-genres and their pedagogical implications, in terms of English language teaching and learning. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa visa investigar tanto a possibilidade de caracterização de blogs como um gênero socialmente reconhecido quanto o comportamento de leitura de um grupo de alunos de inglês do ensino público em relação aos mesmos. O corpus da pesquisa compreende um grupo seleto de blogs e dados coletados a partir da aplicação de um questionário, entrevista em grupo e protocolo verbal junto aos participantes da pesquisa. Com vistas à verificação do status de gênero dos blogs, este estudo busca a teoria de análise de gênero de Swales (1990) e utiliza seus critérios para identificar a comunidade discursiva envolvida com os blogs. Ambas as análises feitas nesta investigação confirmaram as hipóteses de que os blogs representam um gênero textual e que o processo de leitura dos alunos se baseia principalmente no uso de tradução de palavras da língua alvo para a língua materna. Estes resultados revelaram a necessidade de reflexão sobre os modos pelos quais blogs podem ser utilizados nas aulas de inglês na escola pública, visto que constituem um gênero híbrido. O trabalho conclui sugerindo pesquisas contrastivas com outros gêneros na Internet e suas implicações, em termos de ensino e aprendizagem da língua inglesa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e língua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blogs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Weblog | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso (Lingüística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Investigating brazilian public sector EFL reading strategies for the blog genre | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: