A voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSaldanha, Patrícia-
Autor(es): dc.contributorSchneider, Marco-
Autor(es): dc.contributorLissovsky, Maurício-
Autor(es): dc.creatorValle, Marcela Chaves Barino do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8156-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757960-
Descrição: dc.descriptionA Fotografia é o tema central da pesquisa. Parte constituinte da vida cotidiana na contemporaneidade, as imagens que alcançam os espectadores consubstanciam concepções e valores sobre o que iluminam. Portanto, problematiza-se sobre que fotografia é essa que se propõe a revelar o mundo através de histórias verídicas, propósito do documentarismo, mas que, todavia, se encontra frequentemente sujeita a direcionamentos, ressignificações e silenciamentos da mídia, do Estado ou do capital. A imagem da África é massificada em rotineiras reportagens que narram a mesma tipologia de histórias de fome e guerra, enquanto silenciam outras temáticas e pontos de vista possíveis. Neste contexto, o projeto coletivo Everyday África se utiliza da prática política da fotografia documental para disputar o sentido dominante através da soma de novas imagens e histórias narradas por seus fotógrafos sobre a vida cotidiana na África. Portanto, o objetivo da pesquisa teórica e documental se concentra em analisar se a fotografia apenas reforça crenças preexistentes ou se ela detém a potência de disputar concepções e imagem de mundo. A metodologia escolhida foi por revisão bibliográfica e análise de conteúdo, segundo Laurence Bardin. O método aplicado consistiu em delimitar categorizações e séries de análise divididas em etapas capazes de abarcar fotógrafos, referentes, imagens e, inclusive, espectadores do corpus delimitado, o perfil do Everyday África no Instagram, com o recorte nas fotografias postadas no ano de 2016. Duas linhagens se entrecruzam no trabalho, Documentarismo e Orientalismo, enquanto dois conceitos permeiam o processo investigativo, Mídia e Cotidiano. A teoria primordial de Walter Benjamin acerca da Fotografia fundamenta as elaborações ao longo de toda a dissertação. Ao passo que o embasamento teórico se desenvolve com Allan Sekula no Documentarismo, Stuart Hall nos Estudos Culturais, Agnes Heller no Cotidiano, Douglas Kellner na Mídia, Edward Said no Orientalismo e Kwame Anthony Appiah na Filosofia da África.-
Descrição: dc.descriptionPhotography is the central theme of this study. As part of daily life in modern times, the images that reach viewers consubstantiate the concepts and values about that which they illuminate. Therefore, what photography proposes to reveal is problematic, the world through accurate stories, the objective of documentary, but which, however, is often subject to directives, changed meanings, and silencing of the media by the State or Capital. The image of Africa is hackneyed in routine reports that tell the same kind of stories of hunger and war, while muting other possible themes and points of view. In this context, the collective project Everyday Africa uses the political practices of documentary photography to challenge the dominant perception through the addition of new images and stories narrated by their photographers about everyday life in Africa. Therefore, the goal of theoretical and documentary research focuses on analyzing whether photography only reinforces preexisting beliefs or whether it has the power to dispute conceptions and images of the world. The methodology chosen was by bibliographic review and content analysis according to Laurence Bardin. The method applied consisted in delimiting categorizations and series of analysis divided into steps that could include photographers, references, images, and even spectators of the delimited corpus, the profile of Everyday Africa on Instagram, with the clips of the photographs posted in the year 2016. Two lines intertwine in the work, Documentarism and Orientalism, while two concepts permeate the investigative process, Media and Daily Life. Walter Benjamin’s primary theory of photography forms the basis for the development throughout the dissertation, whereas the theoretical foundation is developed with Allan Sekula in Documentarism, Stuart Hall in Cultural Studies, Agnes Heller in Daily Life, Douglas Kellner in the Media, Edward Said in Orientalism, and Kwame Anthony Appiah in Philosophy of Africa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia documental-
Palavras-chave: dc.subjectImagem de mundo-
Palavras-chave: dc.subjectMídia e cotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectArte e política-
Palavras-chave: dc.subjectEverydayafrica-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia documentária-
Palavras-chave: dc.subjectMídia-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary photography-
Palavras-chave: dc.subjectWorld image-
Palavras-chave: dc.subjectMedia and daily life-
Palavras-chave: dc.subjectArt and politics-
Palavras-chave: dc.subjectEverydayafrica-
Título: dc.titleA voz dos fotógrafos: uma análise da função pública e da potência política da fotografia documental em cenas da vida cotidiana no Everyday África-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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