Entre o prescrito e o praticado: a disciplina Projeto de Vida nos documentos oficiais, nos materiais didáticos e na narrativa de um docente entrevistado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorConceição, Nayara Elisa Costa da-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, João Antônio Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31893-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757941-
Descrição: dc.descriptionDurante a minha trajetória acadêmica, eu tive a oportunidade de estagiar remotamente em aulas do professor Fernando Almeida na disciplina de Projeto de Vida, em Luziânia-GO. Essa era uma disciplina, até então, desconhecida para mim, mas com uma proposta que me instigou a querer estudar mais sobre ela. Os objetivos eram entender melhor como essa disciplina surgiu, o que estava sendo planejado para acontecer através dela, como esse planejamento se manifestava em seus livros e como os docentes lidam com tudo isso. Decidi, então, traçar um caminho investigativo sobre essa matéria para averiguar a sua manifestação em três diferentes instâncias: os documentos oficiais acerca da disciplina; alguns dos seus materiais didáticos utilizados; e a prática em si, narrada através de entrevista com o professor Fernando. Toda essa análise foi apoiada principalmente em trabalhos sobre disputas de currículo, como Silva (1999), Lopes & Macedo (2010) e Freire (2020a; 2020b), e especialmente na dissertação de Sousa (2020), que fez uma pesquisa semelhante sobre a disciplina Projeto de Vida. Na primeira frente de investigação, foi encontrado um planejamento notoriamente voltado para o mercado de trabalho e para o atendimento de metas em exames quantitativos – e não qualitativos – de “qualidade da educação”. Na segunda, os materiais didáticos analisados também se mostraram voltados para esse mesmo foco: identificar as aptidões dos alunos para lapidá-los e encaminhá-los para o “Mundo do Trabalho”. Na entrevista, por fim, o professor Fernando Almeida deixa claro que o que ele coloca em prática em sala de aula é uma disciplina reinventada por ele próprio. Apesar de ainda apoiado nas orientações que recebe e nos materiais didáticos que utiliza, o docente também abre espaço para pautas mais sociais, para aulas mais flexíveis e para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Portanto, o currículo prescrito de Projeto de Vida prevê algo voltado para a lógica capitalista de mercado, mas o professor Fernando demonstra uma ressignificação da disciplina, ressaltando que existe um espaço de resistência no currículo praticado pelo docente apesar da prescrição que ele recebe.-
Descrição: dc.descriptionDuring my academic pathway, I had the opportunity to have an internship in online classes of the teacher Fernando Almeida that ministers Projeto de Vida in Luziânia, a city in the state of Goiás. This discipline was so far unknown for me, but with an idea that motivated me to study more about it. The objectives were understanding better how this subject appeared, what was planned to happen in it, how this it manifests on the courseware and how teachers deal with it. So, I decided to follow an investigative way about this matter to verify its way of being in three different fronts: its official documents; some of the courseware used; and the practice itself, evaluated with an interview with teacher Fernando. All of this analysis was supported by reviews about disputes of the curriculum area, like Silva (1999), Lopes & Macedo (2010) and Freire (2020a; 2020b), and especially the thesis of Sousa (2020), who did similar research about Projeto de Vida. In the first investigative front, was found a structure clearly headed to the job market and to reach goals in quantitative exams – and not qualitative – of education quality. In the second one, the courseware analyzed also showed the same focus: identify students’ abilities to improve and direct them to the job market. In the interview, at last, teacher Fernando Almeida makes clear that what he puts into practice is something reinvented by himself. Although he is still really based on the orientations he receives and the courseware he uses, the professor is also opened to talk about those social topics, to more flexible classes and to develop the students’ critical thinking. Therefore, the prescribed curriculum of Projeto de Vida suggests something headed to the capitalist market logic, but teacher Fernando shows a resignification of the discipline, highlighting that exists some gap to resistance in the practiced curriculum despite of the prescription he receives.-
Descrição: dc.description63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDisciplina-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectDocumento oficial-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSignificação (Filosofia)-
Título: dc.titleEntre o prescrito e o praticado: a disciplina Projeto de Vida nos documentos oficiais, nos materiais didáticos e na narrativa de um docente entrevistado-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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