Cinema, dança, videodança : entre-linguagens

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Autor(es): dc.contributorSilva, Antonio Carlos Amâncio da-
Autor(es): dc.contributorCPF:24743518768-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798655Z6-
Autor(es): dc.creatorNunes, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:48:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:48:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/757937-
Descrição: dc.descriptionCenturies after the dualism body-mind and the supremacy of the reason on the sensitive thing, the cultural practices show up a reincrease in value of experience, body and, consequently, dance, in a context of overproduction and exhibition of images. Among these cultural practices, in this paper the relations between cinema and dance are considered. After the presentation of the historical formation of the field of dance and cinema, it s presented a short report of the meeting between both fields through three forms of "marriage" between dance and cinema: the musical cinema, the cinema of the body and the screendance. It is noticed that the first two types of marriage are clearly inside the cinematographic field, while the screendance a new artistic demonstration, which is not only video, neither only dance, nor the simply sum of video and dance it is definitely present in the field of dance. From a viewpoint of cinema, it is analysed the field of the screendance formation, as well as the crossroads of other demonstrations. The screendance has three basic affiliations: cinema, video art and performance. Examining better the affiliation to the cinema, it is possible to verify a return to the dramaturgy like an overcoming strategy of the artistic ghetto syndrome. The analysis of three screendances can be an exemplification: The cost of living, Dois ambientes and Divagações em um quarto de Hotel processes of narrative translation are apprehended for a hybrid way, which works predominantly with image (visual and sonorous) and with the meaningful body of dance. Finally, the screendance not only can but also must use the wealth of its expressive materials to provide some discussion on which functions we want to practice with this contemporary body and with the production of dancing images.-
Descrição: dc.descriptionApós séculos do dualismo corpo-mente e da supremacia da razão sobre o sensível, as práticas culturais evidenciam uma revalorização da experiência, do corpo e por conseguinte da dança, em um contexto de superprodução e exposição de imagens. Dessas práticas culturais, neste trabalho são consideradas as relações entre o cinema e a dança. Depois da apresentação das histórias de formação do campo da dança e do cinema, passa-se ao breve relato do encontro dos dois campos através de três formas de casamento entre a dança e o cinema: o cinema musical, o cinema do corpo e a videodança. Observa-se que os dois primeiros tipos de casamento estão claramente dentro do campo cinematográfico, enquanto a videodança uma nova manifestação artística, que não é só vídeo, nem só dança, muito menos o somatório simplesmente do vídeo com a dança está marcadamente presente no campo da dança. A partir de um ponto de vista do campo do cinema, analisa-se a formação do campo da videodança e as transversalidades de outras manifestações. Conclui-se que a videodança possui três filiações básicas: o cinema, a videoarte e a performance. Examinando mais de perto a filiação ao cinema, verifica-se um retorno à dramaturgia como estratégia de superação da síndrome do gueto artístico, e a partir da análise de três videodanças The cost of living, Dois ambientes e Divagações em um quarto de Hotel apreende-se processos de tradução narrativa para um meio híbrido, que trabalha predominantemente com a imagem (visual e sonora) e com o corpo expressivo da dança. Finalmente, demonstra-se como a videodança pode e deve utilizar a riqueza das suas possibilidades de material expressivo para pôr em discussão quais funções queremos exercer com esse corpo contemporâneo e com a produção de imagens que dançam.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise da imagem-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do som-
Palavras-chave: dc.subjectExpressão corporal-
Palavras-chave: dc.subjectDança-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectVideodança-
Palavras-chave: dc.subjectDance-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Palavras-chave: dc.subjectScreendance-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleCinema, dança, videodança : entre-linguagens-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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